Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Diferença Entre Infusão e Decocção

As ervas e plantas têm poderes medicinais conhecidos desde a antiguidade. Cada vez mais, esses poderes são alvo de investigações científicas, que comprovam (ou não) os efeitos benéficos de diferentes ingredientes naturais. Para nossa sorte, muitas propriedades vêm sendo confirmadas, mas para aproveitar os benefícios, é necessário saber usar esses ingredientes.
A forma de uso mais conhecida é o chá. Nesse processo, as plantas são submetidas ao alto calor juntamente com água. A temperatura elevada é responsável por extrair as substâncias ativas do material vegetal. Assim, a água se une aos principais componentes da planta, dando origem ao que chamamos de chá.
O que nem todas as pessoas sabem é que parar preparar o chá corretamente é preciso saber qual é a melhor forma de manipulação da erva medicinal. Em alguns casos, é importante que o calor não seja muito elevado. Porém, dependendo da parte utilizada para fazer o remédio, torna-se necessário o cozimento por mais tempo.
Importante: o ideal é seguir sempre as recomendações de preparo de cada chá, sem alterar as quantidades e respeitando o processo indicado por um conhecedor do assunto.
Infusão X Decocção
Infusão X Decocção

Infusão

Uma das maneiras de se preparar o chá é conhecida com infusão. Esse processo é comum para receitas feitas com flores e folhas que são mais delicadas e precisam de cuidado. Na infusão, a erva é colocada em um recipiente de louça ou vidro. Depois, despeja-se água fervente sobre ela. Para extrair os princípios ativos, a mistura deve ser abafada por alguns minutos (varia conforme a planta utilizada). Após o tempo necessário, o chá é coado e pode ser consumido em seguida.

Decocção

Diferentemente da infusão, a decocção submete os ingrediente ao processo de cozimento a uma alta temperatura. Geralmente, utiliza-se esse método quando o chá é preparado com as partes mais duras da planta (raiz, semente ou casca). Os ingredientes são colocados em um recipiente que possa ir ao fogo (preferencialmente de vidro). Depois acrescenta-se água fria e o recipiente vai ao fogo, semitapado, por cerca de dez minutos. Em seguida, o chá deve descansar abafado por mais alguns minutos. A mistura é coada antes do consum
http://natural.enternauta.com.br/cha/diferenca-entre-infusao-e-decoccao/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ReceitaNatural+%28Receita+Natural%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário