Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Babosa e uso terapêutico

BABOSA

Babosa

Nome popular
BABOSA
Nome científico
Aloe Vera (L.) Burm. F.
Fotos ampliadas
Família
Liliaceae
Parte usada
Folha, polpa, seiva
Propriedades terapêuticas
Emoliente, resolutivo, antioftálmica, vulnerária, vermífuga
Indicações terapêuticas
Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolho e lêndea, inflamação, queimadura, eczema, erisipela, retite hemorroidal, entorse, contusão, dor reumática.
Informações complementaresOrigemPlanta arbustiva, de folhas carnosas, perene, encontrada originalmente nas partes secas da África, especificamente no Cabo Colônia e nas montanhas da África tropical.
Uso medicinal
O suco das folhas é emoliente e resolutivo, quando usadas topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda de cabelo, etc. A polpa é antioftálmica, vulnerária e vermífuga (uso interno).
A folha despida de cutícula é um supositório nas retites hemorroidais. É ainda utilizada externamente em entorses, contusões e dores reumáticas.
Dosagem indicada
Anti-helmíntico Suco: uso interno do suco fresco, como anti-helmíntico.
Queimaduras Cataplasma: aplicar sobre queimaduras 3 vezes ao dia.
Retites hemorroidais Supositório: em retites hemorroidais.
Laxante Resina: é a mucilagem após a secagem. Prepara-se deixando as folhas penduradas com a base cortada para baixo por 1 ou 2 dias, esse sumo é seco ao fogo ou ao sol, quando bem seco pode ser transformado em pó dissolvido em água com açúcar, como laxante.
Contusões, entorces e dores reumáticas Tintura: usam-se 50 g de folhas descascadas, trituradas com 250 ml de álcool e 250 ml de água, a tintura é coada em seguida. Deve ser utilizada sob a forma de compressas e massagens nas contusões, entorces e dores reumáticas.
Queda de cabelo, caspa, brilho no cabelo, combate a piolhos e lêndeas Lave as folhas frescas, tire a casca, ficando somente com a polpa gosmenta e amarelada. Coloque 1 porção de polpa amarelada em um copo de água fervente, abafe por 15 minutos e coe com uma peneira. Lave a cabeça e, em seguida, aplique a gosma no couro cabeludo, massageando ligeiramente. Deixe agir por 1 hora. Enxágüe a cabeça com água quente ou morna. No caso de piolhos ou lêndeas, passar o pente fino em seguida.

https://sites.google.com/site/curapelalimentacao/plantas-medicinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário