Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Benefícios do Chá de Casca de Melancia

Como me mandaram comer melancia e tomar chá de casca de melancia...

...fui pesquisar um pouco mais sobre os benefícios desta fruta, segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Melancia

A melancia apresenta sabor doce e características frigorífera. Tem ação sobre o Xin (Coração), o Wei (Estômago) e o Pangguang (Bexiga).

Funções Energéticas da Melancia:

-Purifica o calor;
-Elimina o excesso de calor de verão;
-Suprime a agitação interna;
-Produz o Jin Ye (Líquido Orgânico).

A melancia, sendo fruto da estação quente e com propriedade refrescante, deve ser utilizada para apaziguar os efeitos deletérios e o tumulto energético interno (febre, irritabilidade, sede, transpiração, oligúria com urina escura, diarréia de origem Yang) que o calor do verão produz nos órgãos internos.

A melancia, contendo grande quantidade de água e pelo seu poder de formar o Jim Ye (Líquido Orgânico), promove o esfriamento e a respiração de líquidos.

Melancia e os Órgãos Internos:

A Umidade-Calor estando presente no Zhongjiao (Aquecedor Médio) leva a um quadro de plenitude de calor no Wei (Estômago) que ocasiona empachamento, queimação e dores gástricas. Nestes casos, deve-se utilizar o suco de melancia associado ao suco de pêra ou de garapa pela característica refrescante que possuem.

A melancia deve ser empregada, particularmente, no caso de asma tipo Yang e nas afecções do Yang Ming [Da Chang (Intestino Grosso) e Wei (Estômago)] pelo calor.

Fonte: A alimentação e a medicina chinesa

Um alimento usado como remédio

A melancia age contra o calor do verão, reduz a febre no organismo e promove a urinação.

As sementes de melancia purificam os pulmões, lubrificam os intestinos, saciam a sede e auxiliam na digestão. As raízes e as folhas da melancia podem ser fervidas para tratar enterite, diarréia e disenteria, são boas para nefrite, hipertensão e dores de dente.

Preparação – Para reduzir a sede nos diabéticos, ferva 30g de casca de melancia e cera de casca de cabaça, depois beba como chá, o qual também é bom para eliminar a urina turva dos diabéticos.

Para curar edema no coração e doença renal, ferva 60g de casca de melancia fresca ou 30g de casca em água e beba como chá.

A melancia pode reduzir o calor no pericárdio para desviar-se para o intestino delgado, e então para a bexiga onde o calor é excretado. Este é o porque dela ser efetiva na remoção do calor interno não apenas na bexiga, mas também no estômago e intestinos. É realmente um excelente remédio para doenças por calor e sede.

A melancia foi importada da África para a China há mais de mil anos, mas algumas pessoas acreditam que ela veio da região oeste da China, esse é o porquê da melancia ser chamada de “melão do oeste” em Chinês.

A casca da melancia é chamada de “vestido verde” em Chinês porque cobre a melancia como um vestido verde, tem um gosto doce com uma energia fria. Promove a urinação, reduz o calor nos pulmões, lubrifica os intestinos e sacia a sede.
http://coisadesaude.blogspot.com.br/2010/07/por-que-me-mandaram-comer-melancia-e.html
Fonte: Na China alimentos são remédios

Nenhum comentário:

Postar um comentário