Obrigada

Obrigada

sábado, 15 de novembro de 2014

As propriedades e os benefícios do manjericão nas patologias doenças degenerativas, como câncer, o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

O manjericão, de nome científico Ocimum basilicum, é uma planta também popularmente conhecida como basílico e alfavaca. É originário da Índia, local em que descobriram as suas propriedades e os seus benefícios, sendo utilizado para fins medicinais e na culinária. Ainda hoje, os indianos consideram-na uma planta sagrada e fundamental que desenvolve o crescimento espiritual, promovendo o relaxamento e o equilíbrio. O manjericão contém muitos nutrientes e possui diferentes funções, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

As propriedades e os benefícios do manjericão

Quimicamente composto por flavonoides, tanecos e óleos essenciais, o manjericão é conhecidopelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorantes. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atuam no combate e na propagação dos radicais livres. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.
Segundo alguns estudos realizados, o manjericão também possui ação antibacteriana, anti-inflamatória, antidiarreico, antiulceroso e estimulante do sistema nervoso, além de ter potencial quimioprotetivo e reduzir os índices glicêmicos.
O manjericão é diurético, refrescante, estimula o fígado, é usado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, espasmos gástricos, depressão, perdas de memória, dores menstruais e insônias.
Além disso, o chá quente desta planta reduz a febre e o muco no peito e no nariz (porque é sudorífico e diurético), ajudando a aliviar os sintomas de resfriados, gripes, congestão, tosse e dor de garganta.
Segundo descobertas feitas por cientistas, o manjericão contém uma elevada quantidade de luteína, vitamina A, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins, além de ser rico em vitamina K, nutriente que serve para a manutenção da saúde da pele e construção de massa óssea.

O chá de manjericão

Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta planta, basta preparar o seguinte chá:
Junte cerca de 10 folhas de manjericão e acrescente a uma caneca de água fervente. Deixe repousando durante 10 minutos, coe e está pronto para ser consumido.

O manjericão na culinária

Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos “gourmet” e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. Não há restrições quanto ao consumo do manjericão e a erva pode ser consumida por todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário