Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Qual É a Diferença Entre Hortelã e Menta?

Você já deve ter notado que uma mesma planta pode receber diferentes nomes e que nem sempre as nomenclaturas mais usuais estão corretas. A forma como denominamos plantas, ervas e árvores pode variar de região para região e se basear na cultura popular, nem sempre correspondendo ao nome científico. Por isso, é sempre importante observar a nomenclatura binomial, geralmente composta pelo gênero e por uma característica específica.

Hortelã ou Menta?

À esquerda a Mentha Piperita e à direita a Mentha Spicata
À esquerda a Mentha Piperita e à direita a Mentha Spicata
Uma confusão bastante comum acontece quando tratamos da hortelã e da menta. Em muitos casos, a mesma nomenclatura é usada para ambas as plantas que, na verdade, são um pouco diferentes. Os nomes hortelã e menta são comumente utilizados para se referir ao gênero Mentha, que possui cerca de 30 espécies em todo o mundo. Aqui no Brasil, geralmente chamamos de hortelã a espécie Mentha piperita e e de menta a Mentha spicata. Outras espécies do gênero podem ser chamadas de ambos os nomes, já que todas são bem parecidas.
Segundo o professor de horticultura Lin Chau Ming, da Unesp de Botucatu:
A confusão é comum porque o cruzamento entre as Menthas resulta em plantas parecidas, embora bem diferentes biologicamente. Isso faz com que os pesquisadores tenham dificuldades em identificar que tipo de Mentha é (Fonte: Revista Mundo Estranho).
Dessa forma, podemos notar que nem mesmo os pesquisadores conseguem identificar muito bem as diferentes espécies.

Características das Plantas

Os nomes, como dissemos, podem variar dependendo da região. No Sul, é mais comum que se use a denominação menta, já no interior de São Paulo e no Nordeste, a palavra hortelã é quase sempre usada para todas a espécies do gênero Mentha.
Para que você possa entender um pouco mais, explicaremos as principais características da Mentha spicata e da Mentha piperita:
  • Mentha spicata – tem sabor mais suave, sendo bastante usada como tempero. Suas folhas são largas e não possuem pecíolo (pequena haste que liga a folha ao caule);
  • Mentha piperita – o sabor da planta é mais picante e forte. Por isso, ela é bastante usada para dar sabor a chicletes, balas e pastas de dente. A folha é mais comprida e pontiaguda, em contraposição à folha achatada da especie spicata.
Ambas são bastante comuns aqui no Brasil e podem ser chamadas tanto de hortelã quanto de menta. A questão principal é diferenciar suas principais características. Quando for usar algum desses espécies para chás ou outras receitas naturais, lembre-se de observar o nome científico indicado para que não haja confusão!

http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/qual-e-a-diferenca-entre-hortela-e-menta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário