Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Para que serve a Sucupira

O nome sucupira se refere a diferentes tipos de árvores brasileiras, encontradas nas regiões de cerrado, principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. A árvore tem porte médio, alcançando até 16 metros, troncos retorcidos e produz flores de cor roxa ou azulada.
Conhecida também pelos nomes de faveiro, e fava de Santo Inácio, a sucupira é bastante utilizada pela construção civil, por produzir uma madeira dura. Você também já deve ter visto móveis feitos com a madeira da sucupira, característicos por sua cor escura.
Além da madeira, destacamos os usos medicinais da sucupira. Popularmente a semente da árvore é usada para tratar o reumatismo. Esse uso foi comprovado por várias pesquisas científicas, que endossam a medicina popular e mostram que a semente da sucupira é mesmo benéfica para nossa saúde. Além da semente, a casca e a raiz da planta podem ser utilizados no tratamento de diversas doenças. Conheça um pouco mais sobre as propriedades medicinais desta planta brasileira.
Sucupira
Árvore da Sucupira

Propriedades medicinais

chá da semente de sucupira é bastante conhecido no tratamento do reumatismo. Para preparar o chá é preciso esmagar algumas sementes da planta e ferver em água por cerca de 10 minutos. Outra possibilidade é a tintura feita com as sementes. Basta colocar 4 sementes maceradas em uma garrafa de vinho branco, deixar descansar em recipiente de vidro por cerca de 1 semana e tomar um cálice da mistura todos os dias antes das refeições.
Pesquisas desenvolvidas na Universidade de Campinas (UNICAMP) revelam que a sucupira tem efeitos positivos no tratamento de inflamações e dores em geral (veja o vídeo). De acordo com esses estudos, a semente possui substâncias que agem diretamente na inibição de dores, inflamações e alguns tipos de câncer. No entanto, outras pesquisas devem ser feitas antes que a sucupira seja usada na fabricação de remédios.
http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/sucupira-para-que-serve/

Nenhum comentário:

Postar um comentário