Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Inclua em sua alimentação as sementes de abóbora

Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!



Você já experimentou semente de abóbora? Quase todo mundo sabe que a abóbora é um vegetal muito nutritivo, rico em carotenoides e antioxidantes. Mas e as suas sementes?
Além das propriedades encontradas no fruto, essa importante parte da abóbora normalmente é jogada fora: as sementes são extremamente nutritivas, e um dos alimentos mais ricos em fibras já pesquisados.

Propriedades da Semente de Abóbora

  • Excelente fonte de fibras, as sementes de abóbora são um excelente auxiliar na regularização do trânsito intestinal.
  • Abundante em triptofano. Este aminoácido converte-se em serotonina no seu corpo, garantindo bom humor e uma boa noite de sono.
  • Rica em magnésio. Este mineral é um relaxante natural, importante para o bom funcionamento do coração.
  • Possui elevados níveis de proteínas. Essencial para a saúde, é especialmente útil para quem deseja ganhar massa muscular.
  • Elevada presença de zinco. Este mineral reforça o sistema imunológico e também protege a  próstata.
  • Excelente fonte de ferro. Fornece energia ao seu corpo e colabora decisivamente na formação do sangue, facilitando o prolongar de uma vida saudável.
  • Incluem compostos de fitoesterol. Estes esteróis são importantes na redução dos níveis de colesterol. No universo das nozes e sementes, as sementes de abóbora possuem a 2ª maior concentração de esteróis, logo após as sementes de girassol e dos pistaches.

Semente de Abóbora para Pele e Cabelos

Rica em vitamina E (vitamina com reconhecida ação antioxidante), o consumo diário desta semente pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce, não só da pele como das todas as células do organismo. A vitamina A contida na semente também ajuda na saúde da pele.
O óleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, quando combate o DHT (DiHidroTestosterona) — que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Como Consumir a Semente de Abóbora?

Encontramos a semente de abóbora de duas maneiras: com casca (a branquinha) e a sem casca (a verdinha). Prefira comprar a semente sem casca e crua. Você encontra em casas de produtos naturais.
  • Inclua as sementes aos legumes ou saladas verdes (se preferir dê uma tostadinha na frigideira antes).
  • Pode incluir na sua salada de frutas.
  • Triture as sementinhas e enriqueça a sua sopa.
  • Prepare um molho de salada: triture no liquidificador, semente de abobora, salsinha ou coentro, uma gema de ovo cozido e azeite de oliva.
  • Pode também tostar na frigideira com azeite de oliva e sal e comer pura. Enfim a criatividade é sua :)

Óleo de Semente de Abóbora

O óleo da semente da abóbora é prensado a frio e tem um sabor forte de noz. Ele  não deve ser aquecido a altas temperaturas para assim manter seus nutrientes. O óleo de semente de abóbora é cheio de antioxidantes, como a vitamina A, vitamina E, e zeaxantina. Possui também proteínas e ácidos gordurosos, rica em cucurbitacina uma substância que tem propriedades anti-inflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.
Assim como a semente pura, auxilia no tratamento de queda de cabelo, combatendo o DHT. Nesse caso pode usar o óleo diretamente no couro cabeludo. Pode ser usado também na pele para hidratar e nutrir.
É fonte de gorduras insaturadas (ômega 6 e ômega 9), que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares (porém cuidado com o desequilíbrio com o ômega 3!). Quando usado adequadamente, seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides.
Então, gostou de conhecer mais sobre a semente de abóbora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário