Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Colônia é parente do gengibre

Alpínia ou colônia
(Alpinia zerumbet)



Nome científico: Alpinia zerumbetFamília: Zingiberáceas
Nomes Populares: colônia, falso-cardamomo, helicondia, jardineira, alpínia, gengibre-concha.
Outros nomes: collar de novia (em espanhol), shell ginger e pink porcelain lily (em inglês).

Esta planta, parente do gengibre, é uma herbácea, rizomatosa, que chega a 2 ou 3 metros de altura. Suas folhas são aromáticas, longas, largas e brilhantes. As flores, que surgem no verão e outono, são róseas e brancas, agrupadas em inflorescências semi-pendentes e apresentam aroma suave e agradável. O fruto é do tipo cápsula, de formato globoso e abriga diversas sementes. A propagação de alpínia se dá por meio da divisão de rizomas.

Planta de clima ameno, necessita de luz solar plena ou meia-sombra com pelo menos 4 horas de sol por dia. O solo indicado para o cultivo deve ser rico em matéria orgânica e apresentar boa drenagem. A Alpinia zerumbet gosta de regas espaçadas e não se dá bem com solo encharcado.


Trata-se de uma espécie originária da Ásia (China e Japão), cultivada no Brasil principalmente como planta ornamental. A espécie apresenta propriedades medicinais, suas folhas e raízes contêm kavaína e dehydrokavaína. Estas substâncias, segundo estudos realizados, dão à Alpinia zerumbet as mesmas atividades farmacológicas da kawa-kawa (relaxante e anti-stress). A alpínia ou colônia é também conhecida por sua ação anti-hipertensiva que é atribuída às substâncias presentes no extrato e no seu óleo essencial.

Outras substâncias presentes na planta, como alcalóides, taninos, cardamonina, isalpinina, canfeno, cânfora, cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio e zinco contribuem para a sua aplicação na fitoterapia, dando-lhe indicações contra a artrite e a asma, além de propriedades anticatarral, antitérmica, antiulcerogênica e estomáquica. Entretanto, seu uso não é indicado para gestantes e a ingestão pode causar intoxicações leves e efeitos cardíacos.

O contato com a seiva pode causar irritações na pele e nos olhos.

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/a20alpinia.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário