Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CHÁ DA CASCA DA TANGERINA



Modo de preparar
Cortar em pequenos pedaços a cascas de uma fruta.
Colocar para ferver os pequenos pedaços das cascas em meio litro de água.
Berber por três a cinco minutos.
Coar.
Quando e como usar
Indicação: Calmante.
Modo de usar:
Tomar duas xícaras de chá ao dia, quando necessário.
Contra-indicação :
Não consta da literatura consultada. Porém, não se derve ultrapassar a dosagem.
Forma do Chá : Cozimento
Forma de Uso : Oral
Partes Usadas : Casca


Tangerina
As árvores que produzem essa fruta têm tamanho médio e são espinhosas, com copa cheia e arredondada, formada por folhas pequenas de cor verde-escura.
As flores, de perfume suave, são brancas e bem pequenas.
Tangerina
A mexerica se diferencia dos outros cítricos porque sua casca se solata facilmente dos gomos e por ter um emaranhado de fibras cobrindo a polpa, em vez da membrana branca que caracteriza os outros cítricos.
Fonte: www.rgnutri.com.br
tangerina, conforme a variedade, é chamada de mexerica, mexerica cravo, polkan e polkan extra.
O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo eFerro

Tangerina

TangerinaA vitamina C, junto com  Cálcio e o Fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.
tangerina é indicada para pessoas de qualquer idade, devendo ser ingerida com bagaço, para facilitar a formação de resíduos que melhoram o funcionamento dos intestinos.
O chá de folhas de tangerina agem como calmante. Além disso, a tangerina é útil contra a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais.
Na hora da compra, o melhor é escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C.
tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa.
Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas e seu período de safra vai de abril a setembro.
Fonte: www.vitaminasecie.hpg.irg.com.br

Como fazer cascas de tangerina desidratadas 


Ante de comer sua tangerina lave bem as casa, se for uma fruta orgânica melhor ainda! 

Com uma faca afiada retire a película branca das cascas, deixando-as como as cascas da esquerda lá na primeira foto. 

Depois coloque-as em uma só camada sobre uma folha de papel toalha. 

Leve as cascas ao micro-ondas por aproximadamente 3 minutos para cada fruta média. Mas muito cuidado com o tempo que vai variar muito de acordo com cada aparelho. Quando as cascas estiverem com algumas listras pretas caramelizadas (que vão adicionar sabor caramelado extra que as tradicionais não tem) é hora de retirar senão vão queimar demais. 

Deixe as cascas em local bem ventilado por um ou dois dias para garantir que estejam bem sequinhas, eu deixei as minhas em cima dessas grade da foto abaixo. Caso estejam com umidade alta vão mofar, eu mofei várias antes de conseguir fazer a primeira leva! 

Depois de secas guarde-as em vidro ou pote bem fechado em local escuro, fresco e seco e esqueça! Quando lembrar delas estarão prontas para consumo! Se quiser coloque uma etiqueta com a data para poder acompanhar sua transformação! 

obs. Existe o método de secagem natural ao ar livre, em forno ou dentro de sacos de papel, tentei todos mas consegui melhor resultado, e bem mais rápido, no micro-ondas, por isso estou ensinando assim. 

Esse tempero é vendido em lojas de artigos chineses mas normalmente são feitas com a parte branca da fruta o que as deixa mais amargas. 

Extraído: blogaromasesabores 

Utilização na culinária 

O tempero fica ótimo em pratos com aves, principalmente cozidos e ensopados de cozimento longo. É só colocar um ou dois pedaços pequenos na panela, como uma folha de louro. 

Combina muito bem com carne de porco e carnes gordurosas. Imagino que deva ficar interessante em uma rabada... 

Combina com molho de soja, vinagre de arroz e anis. 

Na China é muito usado em sopas da mesma forma que em cozidos. 

Cortada em tirinhas pode ser usada em refogados como um legume. 

Eu gosto de colocar no chá. 

Em seus pratos mediterrâneos a casca de frutos cítricos tostada e moída e misturada com outros temperos. Eu testei algumas receitas com  casca de tangerina e ficaram ótimas.
Quando comprada pronta deve ser deixada de molho em água morna por alguns minutos para amolecer um pouco.
Não exagere na quantidade para que seu sabor não domine o prato. 

A casca de tangerina é rica em bio-flavonóides e na medicina chinesa é usada para tosse, infecções e para melhorar a digestão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário