Obrigada

Obrigada

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Para que serve a calêndula

Para que serve a calêndula


A calêndula é uma planta medicinal, também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, muito utilizada no tratamento de problemas de pele, como psoríase e queimaduras.
O seu nome científico é Calendula officinalis e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres e mercados.

Para que serve a calêndula

A calêndula serve para ajudar no tratamento de acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras no seio, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações.

Propriedades da calêndula

As propriedades da calêndula incluem sua ação adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica, antifúngica, antiviral, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida.

Modo de uso da calêndula

As partes usadas da calêndula são suas folhas, flores e caules para fazer chá, infusão, banhos, pomada, cataplasma e tinturas.
  • Infusão de calêndula: colocar 2 colheres de sopa das flores da calêndula em 1 xícara de chá de água fervente e deixar descansar por 5 minutos. Depois coar e beber 1/2 xícara de manhã e meia xícara à noite.
  • Cataplasma de calêndula: Amassar folhas e flores da calêndula em um pano limpo (gaze) e pôr em cima da ferida ou acne, deixando atuar durante 30 minutos.

Efeitos colaterais da calêndula

Não estão descritos efeitos colaterais da calêndula.

Contraindicações da calêndula

A calêndula está contraindicada durante a gravidez.


Recebi esta postagem da amiga Ilma Maira / RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário