Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Combata a insônia com chá de folhas de alface.

Combata a insônia com chá de folhas de alface.

O sono é um estado natural recorrente caraterizado pela diminuição ou ausência de consciência. Durante o período do sono efetivo (REM), que os sonhos ocorrem, dados são arquivados e as energias do corpo são revigoradas. 
Embora não haja uma regra pré-determinada sobre a quantidade de sono que se deve ter, os indicadores apontam para a quantidade diária de 7 a 8 horas em adultos, e de 9 horas em adolescentes. Dependendo do metabolismo e faixa-etária de cada pessoa, a quantidade pode variar entre 5 e 10 horas diárias. Contudo, o mais importante não é a quantidade de horas dormidas, mas sim a qualidade do sono.
Fatores externos como o estresse, ansiedade, preocupação, excitação ou qualquer outra incapacidade física, mental ou emocional pode atrapalhar na qualidade do sono, inclusive, pode se transformar em uma condição conhecida como insônia, que pode ser transitória (com duração de apenas de alguns dias), aguda (quando o corpo já desenvolveu um padrão de sono de má-qualidade) ou crônica (com duração superior a 6 meses).
Algumas ervas, suplementos fitoterápicos e remédios naturais já são bastante conhecidos em sua utilização para o tratamento de problemas relacionados ao sono. Conheça algumas dessas ervas medicinais:
Camomila (Matricaria recutita)
Camomila
O chá de camomila age como um calmante que ajuda a aliviar insônia, além de melhorar as condições de cólicas menstruais. O consumo do chá de camomila é recomendado para pessoas que tomam muito café, vez que a erva ajuda a diminuir consideravelmente os níveis de cafeína no sangue, auxiliando inclusive no alívio de dores de cabeça causadas pelo consumo excessivo de substâncias tônicas, como é o caso da cafeína.
Erva-de-São-João (Hypericum perforatum)
Erva-de-São-João
A erva-de-São-João aumenta os níveis de serotonina no cérebro, aumentando a qualidade do sono. A erva-de-São-João é usada atualmente na medicina alternativa como uma forma moderada de controlar a depressão. Estudos sugerem que a hipericina pode ter monoamina oxidase, que auxilia nessa condição. A erva-de-São-João também parece influenciar nos níveis de dopamina e norepinefrina do cérebro, substâncias que podem inibir a produção e funcionamento do neurotransmissor serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estar no cérebro.
Erva-Cidreira (Melissa officinalis)
Erva-Cidreira
A erva-cidreira tem sido cultivada ao longo da costa do Mediterrâneo há mais de 2000 anos, sendo considerada uma erva calmante. Foi consumida em forma de chá durante séculos para reduzir o stress e ansiedade, promover o sono, melhorar o apetite e aliviar a dor, desconforto de indigestão. A erva-cidreira é um hipotenso moderado. Boa para diminuir palpitações do coração devido a tensão. Estudos alemães constataram que o óleo essencial da planta atua na parte do cérebro que controle o sistema nervoso autônomo e protege o cérebro de estímulos externos excessivos.
Maracujá – Passiflora incarnata
Maracujá
O maracujá é considerado um calmante natural, trazendo inúmeros benefícios para o sistema nervoso central, onde age e aquieta. Ajuda a sanar o desarranjo dos neurotransmissores, o que o torna recomendável para a ressaca e insônia. A composição de flavonoides, alcaloides e saparinas, dentre outras substâncias presente no Maracujá, muitas vezes são administradas em forma de extratos ou suplementos para o tratamento de doenças que age o sistema nervoso, incluindo a depressão, ansiedade e ataques de pânico, sendo que o Maracujá não possui substâncias viciantes e não produz efeitos colaterais associados ao uso de antidepressivos e tranquilizantes. O maracujá também alivia dores de cabeça causadas devidos à tensão e deixa a pessoa mais tranquila.
Valeriana – Valeriana officinalis
Valeriana
A valeriana é usada como uma erva medicinal desde o século IV a.C pelos gregos e romanos que utilizavam a valeriana medicinalmente como um remédio para insônia e condições nervosas. 
A valeriana, tomada como um suplemento em cápsulas, chás e tinturas continua a ser usada atualmente para tratar a insônia, stress, ansiedade, hiperatividade e espasmos musculares.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a valeriana foi administrada a soldados e civis traumatizados pelos horrores da guerra. Na Europa, a valeriana é o sedativo natural mais comum. Na Alemanha a valeriana é utilizada para tratar crianças hiperativas.
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/ervas-dormir.html?
Chá de Folha de Alface. 

          https://www.vix.com/pt/dietas/542589/cha-de-talo-de-alface-tem-beneficio-que-voce-nunca-soube-veja-qual-e-como-preparar

O chá de alface é um calmante natural e ajuda a melhor a qualidade do sono. 

Antes de experimentar qualquer tipo de medicamento calmante e/ou para combater a insônia, experimente este chá.

Ferva 4 a 5 folhas de alface num litro de água. Reserve durante algumas horas (ou faça à noite e reserve de um dia para o outro). 
Retire as folhas e reserve na geladeira, usar apenas 1 xícara tamanho médio deste chá a noite antes de dormir. 
Bons Sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário