Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e as Ervas Medicinais (T)

    Maria Lopes e as Ervas Medicinais (T)
TAIOBA – Sua raiz ralada e crua é cicatrizante. Ela extermina os bacilos, bichos e destrói a carne podre das feridas. O que usar: raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TAIUIÁ – Trianosperma ficcifolia, Trianosperma glandulosa, Trianosperrna tayuya, Cayaponia tayuya. Poderosa contra a prisão de ventre, ela limpa o sangue e desintoxica o organismo. Esta planta combate as doenças da pele, lepra, sífilis, erisipela, obstrução do fisgado e baço. Suas folhas, usadas em cataplasmas, combate úlceras e faz desaparecer dores reumáticas, por sua ação calmante. O que usar: raiz (principalmente). Posologia e modo de usar: contate-nos.
TAMARINDO – Tamarineiro – Tamarino. Tamarindus indica. O chá feito com a polpa do fruto é refrescante, adstringente e calmante. Atua nas moléstias inflamatórias e febris, nas cólicas, na disenteria e na diarréia. O que usar: polpa dos frutos. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TANSAGEM – Tanchagem – Tanchagem-maior – Tranchagem. Plantago major. Planta aconselhada nos seguintes casos: ardor do estômago, afecções das vias respiratórias, diarréia e disenteria. Em gargarejos, combate inflamações da boca, garganta e gengivas. É ótima purificadora do sangue. Gargarejos: inflamações na boca, gengiva, garganta. Infusão e decocção: depurativo, estomatite, reconstituinte, gripes, ulcerações da garganta e língua, febre, diarréia, bronquite. Externamente: Cataplasma: chagas, úlceras. Infusão para lavagens: conjuntivite, inflamações nos olhos. O que usar: sementes e folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TAPIXIRICA – Melastoma akermani. Suas folhas, em infusão, são empregadas nas palpitações do coração e afecções das vias urinárias. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TEJUCO – Cabeça-de-moleque – Cabeça-de-negro. Caput nigri. Com o bulbo da raiz em decocção, é indicado na amenorréia, blenorragia, diarréia, dispepsia, erisipela, escrofulose, febres, leucorréia, reumatismo e sífilis. O que usar: raiz (bolbo). Posologia e modo de usar: contate-nos.
TIMBÓ-MIRIM- Anil – Caá-chica. Indigofera anil. De sua folhas, raízes e sementes faz-se um chá, que tem sido empregado com bons efeitos contra a epilepsia e a icterícia, além de ser antiespasmódico, diurético, estomacal e febrífugo. Com esta planta se fabrica o corante Anil. Tintura: no mal epilético e também na gonorréia. O que usar: sementes, raiz e folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TIMO – Tomilho – não confundir com a Satureja officinalis, que também é chamada de tomilho) Thymus vulgaris. Aplicada na atonia do tubo digestivo, cólicas, flatulências, catarros crônicos, diarréia, leucorréia e amenorréia. É bom remédio contra a coqueluche e outras tosses. O que usar: toda a planta florida. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TINGUACIBA – Laranjeira-brava – Tinguaci-uba. Xanthoxylum tinguaciba, Xanthoxylum monogynum. O chá da casca de tinguaciba é remédio eficaz para combater febres intermitentes. Em doses maciças, combate as cólicas intestinais. Externamente é bom para o reumatismo. O que usar: cascas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TORÉM – Ambaíba – Árvore-de-preguiça – Baibeira – Imbaíba – Umbaúba. Cecropia petalta; Cecropia palmata. Suas raízes, folhas e brotos são empregadas nos seguintes casos: afecções das vias respiratórias, bronquite, tosse, coqueluche, anúria, enfraquecimento do coração. O suco dos renovos é bom remédio contra as blenorragias e leucorréias. O que usar: brotos, raiz e folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TRACUÁ – Cipó-imbé – Curuba – Uambé – Uambé-curua – Ambé – Bananeira-imbé. Philodendron bipinnatifidum Nas inflamações dos testículos e, em banhos, na erisipela, nas inflamações reumáticas e orquite. O que usar: tintura e planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TRAPOERABA – Olho-de-santa-luzia – Tracoeraba – Trapoeiraba – Trapoeraba-verdadeira (no Sul) – Trapoerava. Tradescantia diuretica, Tradescantia commelina, Commelina communis. Empregada, em banhos, produz bons efeitos contra as afecções herpéticas e dores reumáticas. Em cataplasmas, é bom para hemorróidas. Ingerido, o chá de suas folhas produz bons resultados nos casos de angina, hidropisia, retenção da urina e reumatismo. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TRAPOERABANA – Marianinha (Bahia)- Grama da terra (Maranhão). Commelina deficiens. Empregada, em banhos, produz bons efeitos contra as afecções herpéticas e dores reumáticas. Em cataplasmas, é bom para hemorróidas. Ingerido, o chá de suas folhas produz bons resultados nos casos de angina, hidropisia, retenção da urina e reumatismo. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TRÊS FOLHAS VERMELHAS – Mendanha – Angostura. Evodia febrifuga. O chá de sua casca combate as febres intermitentes. O que usar: cascas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
TREVO-CHEIROSO – Anajá-cheiroso – Coroa-de-rei – Trevo-de-carvalho – Trevo-de-cheiro – Meliloto. Melilotus officinalis, Trifolium mililotus. O chá de toda a planta é empregado nas afecções gástricas, afecções nervosas, amenorréia, anúria e reumatismo. Externamente, cura inflamações dos olhos, especialmente conjuntivite. Também é bom desinfetante prestando bons efeitos ao lavar feridas. Em mistura com mel, dissolve o catarro brônquico, é bom para os resfriados e enfermidades da garganta. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.


TUIA – Combate pólipos uterinos e intestinais, cura verrugas, erupções da pele, nevralgias da face, reumatismo, inflamações das gengivas e males do peito. É preventivo contra o câncer. Posologia e modo de usar: contate-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário