Maria Lopes e Ervas Medicinais (G)
Benefícios do gengibre
O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
GENGIBRE – Zingiber officinalis É afrodisíaco, excitante e digestivo, e estimula a imunidade. Combate cólicas, gases, gripes, tosses e bronquites, diarréias, resfriados, asma, cólera, gota, infecções, mau-hálito, tártaros, inflamações gengivais, reduz o colesterol.
De sua raiz é feito o quentão das festas de São João.
O que usar: raiz e cascas.
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16281-gengibre
De sua raiz é feito o quentão das festas de São João.
O que usar: raiz e cascas.
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16281-gengibre
GERVÃO
– Indicado contra moléstias do estômago e fígado, febres e prisão de ventre.
Usos mais comuns do gervão
foto: wikipedia
O gervão possui vários compostos químicos que são benéficos para o organismo e são esses compostos que dão a esta planta nativa as suas propriedades analgésicas, febrifugas, diuréticas, hepáticas, tônicas, antibacterianas, anti-inflamatórias e muitas outras qualidades.
Você pode fazer um chá de gervão para dores abdominais e de estômago, para febres e prisão de ventre. Também é um eficaz diurético e um tônico estimulante. Tradicionalmente o gervão é usado em casos de bronquite e catarro preso no peito.
Para ajudar a menstruação a descer, basta lavar a cabeça com a água de gervão - cozinhe a planta toda na água, deixe amornar, coe e enxágue seus cabelos.
E macerado com sal, o gervão pode ser aplicado sobre abcessos e furúnculos para os fazer reduzir.
O cozimento das raízes de gervão é um ótimo cicatrizante podendo ser usado como emplastro sobre as feridas abertas. Mas também pode ser usado o macerado de folhas e raízes frescas, que deverá ser aplicado na pele a cicatrizar.
O xarope de gervão é ótimo para o tratamento de tosses, resfriados, rouquidão e outros desconfortos do trato respiratório.
O chá de gervão é feito assim: em 500 ml de água fervida coloque duas colheres de sopa de folhas e flores de gervão fresco. Se usar o gervão seco, ponha a metade da quantidade de erva. Deixe em infusão, coberto, por 10 minutos depois do que, coe e tome uma a três xícaras por dia.
Mas, cuidado, toda planta tem suas contraindicações
O gervão pode ter efeito abortivo, portanto evite se estiver grávida. Também é um grande hipotensor pelo que, se você já tem a pressão arterial baixa, use com muito cuidado e observe a reação do seu organismo.
Como esta planta tem em sua composição traços de ácido acetilsalicílico pode causar alergia àqueles que são sensíveis demais à aspirina.
Uso e informação popular sem certificação científica. Lavar a cabeça com o chá facilita a menstruação.
https://www.greenme.com.br/remedios-caseiros/3033-gervao-erva-curativa
GINSENG
Para que serve o Ginseng
Além disso, o ginseng é ótimo para regular a pressão sanguínea, baixar o colesterol e ainda é excelente para melhorar a circulação sanguínea, sendo especialmente indicado para melhorar a vida íntima, aumentando o prazer do casal. Assim, os principais benefícios do ginseng para a saúde incluem:
- Melhorar a circulação sanguínea (ginseng coreano: Panax ginseng,);
- Acalmar e reduzir o estresse (ginseng americano: Panax quinquefolius,);
- Prevenir a gripe, principalmente em idosos porque tem ação imunoestimulante;
- Prevenir o câncer porque é rico em antioxidantes;
- Reduzir os sintomas de impotência sexual porque melhora a circulação sanguínea;
- Diminuir o cansaço e a fadiga porque é um excelente tônico cerebral;
- Promove o bem-estar geral porque combate o cansaço e a sonolência;
- Melhorar a memória e a concentração nos estudos e no trabalho;
- Diminuir o cortisol e consequentemente o estresse;
- Ajudar a regular a pressão arterial.
Para aproveitar todos estes benefícios é preciso consumir o ginseng sempre que for necessário. Ele é um bom complemento para quem está estudando, num período de provas, ou num momento mais cansativo no trabalho.
O consumo regular de até 8 gramas diárias de raiz de ginseng durante estes períodos pode contribuir para o bem-estar, fazendo com que a pessoa cumpra seus desafios, no entanto, doses maiores são desaconselhadas porque podem ter o efeito contrário.
Chá de ginseng para combater o cansaço
Ingredientes
- 100 ml de água
- 2,5 g de ginseng
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e, quando esta estiver borbulhando, adicionar o ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.
Confira outros benefícios da semente de girassol:
- Combate o colesterol ruim;
- Ajuda na prevenção do câncer, por meio do selênio;
- Tem ação desintoxicante;
- Melhora a saúde da pele graças à presença de vitamina E;
- Alivia o estresse;
- Trata a enxaqueca.
Você pode consumir o chá de semente de girassol. Basta acrescentar 2 colheres (sopa) de sementes de girassol torradas em um litro de água. Em seguida, espere levantar fervura. Logo depois, retire do fogo e deixe em infusão por cerca de 20 minutos. Para finalizar, é só coar e, então, consumir até 4 xícaras ao longo do dia!
GUACO
Guaco é uma planta medicinal, também conhecida por ervas de serpentes, cipó-catinga ou erva de cobra, muito utilizada em problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante.
O seu nome científico é Mikania glomerata Spreng e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação .
Para que serve o guaco
O guaco serve para tratar gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias, infecções na pele e reumatismo.
Guaraná é excelente remédio nas diarreias, gases, disenterias e hemorragias.
Recomendado contra a arteriosclerose, nevralgia e enxaqueca.
Para estes fins usa-se o guaraná em pó.
O guaraná também é tônico, revigorante, estimulante e reconstituinte, levantando a força dos depauperados. Também usado nas infecções e como desinfetante.
Externamente: possui propriedades cicatrizantes.
Obs.: crianças, mulheres gestantes ou que amamentem, cardíacos e hipertensos devem evitá-lo. 0 que usar: sementes (reduzidas a pó).
Nenhum comentário:
Postar um comentário