Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e as Ervas Medicinais (U)

Maria Lopes e as Ervas Medicinais (U)

UABATIMÓ – Barbatimão. Stryphnodendron barbatimao – Mimosa virginalis – Acacia adstringens – Acacia virginalis. Adstringente empregado em banhos e injeções no combate as afecções escorbúticas, blenorragia, diarréia, hemorragia e leucorréia, usando-se o chá de suas cascas. O que usar: tintura e cascas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
UAMBÉ-CURUA – Cipó-imbé – Curuba – Tracuá – Uambé-curua – Ambé – Bananeira-imbé. Philodendron bipinnatifidum Nas inflamações dos testículos e, em banhos, na erisipela, nas inflamações reumáticas e orquite. O que usar: tintura e planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
ULMÁRIA – Erva-olmeira – Olmeira – Rainha-dos-prados – Ulmeira. Spiraea ulmaria Indicada nas afecções dos rins e bexiga, nas febres e hemorróidas, por ser um excelente diurético, eliminando assim, as impurezas do organismo que causam estas doenças. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
UMBAÚBA – Imbaíba – Ambaíba – Árvore-de-preguiça – Baibeira – Torém. Cecropia petalta; Cecropia palmata. Suas raízes, folhas e brotos são empregadas nos seguintes casos: afecções das vias respiratórias, bronquite, tosse, coqueluche, anúria, enfraquecimento do coração. O suco dos renovos é bom remédio contra as blenorragias e leucorréias. O que usar: brotos, raiz e folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
URTIGA – Urtica dióica. As partes a serem usadas desta planta são: folhas, hastes e sementes. Infusão: artrite, caspa (uso externo), epistaxe, hemorróidas, hemorragia uterina. Decocção: depurativo, diarréia, furúnculos, gota, hemorragia. Infusão para uso externo: urticária, erupções, coceiras. Decocção para uso externo: na queda de cabelos. Posologia e modo de usar: contate-nos.
URTIGA-BRANCA – Lamio-branco. Lamium album. Excelente remédio contra os catarros das vias respiratórias, escrofulose, hemorragias, hemoptises, leucorréias, menstruação irregular. Regulariza as funções do intestino em casos de constipação e diarréia. O que usar: flores. Posologia e modo de usar: contate-nos.
URTIGÃO – Cansanção. Urera baccifera. O chá feito com o cozimento desta raiz é bom contra a leucorréia. Já o decocto das folhas, além da aplicação acima, combate a anúria e disúria. O que usar: folhas e raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
URUBUCAÁ – Mil-homens – Angélico. Aristolochia tribolata. Sua raiz amarga é tônica, febrífuga, estimulante, emenagoga e antidiarréica. Em doses elevadas provoca náuseas e perturbações cerebrais. Tem efeito abortivo, por isso, não recomendável para gestantes. Externamente, de sua raiz se prepara um pó para curar úlceras crônicas. O que usar: raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
URUCUM – Urucu – Urucuuba. Bixa orellana. O chá de suas sementes, por infusão, é excelente contra os males do coração, prisão de ventre, hemorragia e afecções do estômago, tosse e bronquite (expectorante). Já sua tinta pode ser utilizada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca). O que usar: sementes. Posologia e modo de usar: contate-nos.
URUÇU-HUÊ – Alcaçuz – Alcaçuz-da-terra – Raiz-doce – Periandra. Periandra dulcis Combate as inflamações do ventre e das vias urinárias. Sua raiz preparada por decocção, é laxativa, diurética, expectorante e calmante. Tintura: tosses, bronquites e doenças respiratórias. O que usar: tintura e raiz. Posologia e modo de usar: contate-nos.
UVA-DO-RIO-APA – Abuta – Abútua – Bútua – Parreira-brava – Parreira do mato) Cissampelos pareira – Cissampelos vitis. É tônica, diurética, febrífuga, anti-inflamatória, estimula o apetite, ajuda na menstruação difícil, esclerose e nervosismo. Também funciona para minimizar dores em geral, principalmente as reumáticas. Nos casos de má digestão, dispepsias, sonolências, hidropisia, corrimentos blenorrágicos e menstruação difícil. O que usar: tintura, raiz e casca do tronco. Posologia e modo de usar: contate-nos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário