Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Maria Lopes e e Ervas Medicinais (C)

               Maria Lopes e e Ervas Medicinais (C) 

CABELO DE MILHO – Barba de Milho – Cabelo do milho


              https://melhorcomsaude.com.br/9-beneficios-cabelo-de-milho/

Poderoso diurético, indicado contra as afecções da bexiga e rins, cistite, areias e dores ao urinar.
Chá: diurético, cálculos renais, infecções urinárias, ácido úrico, albuminúria.

As propriedades antissépticas e diuréticas do cabelo de milho o transformam em um aliado contra as infecções que afetam o trato urinário.
O consumo de sua bebida ajuda a reduzir a inflamação, alivia a irritação e diminui o crescimento bacteriano.
De fato, ele demonstrou ser eficaz para os pacientes com inflamação na uretra e doenças na próstata.

2. Combate as dores articulares

As propriedades anti-infamatórias e alcalinas deste ingrediente orgânico são um bom complemento para o tratamento das dores articulares.

Sua infusão diminui os níveis de ácido no organismo, combate a retenção de líquidos e equilibra as reações inflamatórias do corpo.

CACAU –

                  http://nutribelanandez.blogspot.com.br/2016/09/alimento-funcional-cacau.html



A manteiga de cacau possui propriedades que curam os lábios, peles e seios rachados. Também funciona para tratar hemorróidas e tirar manchas do rosto.

o botânico sueco Carolus Linneu chamou a planta do cacau de manjar dos deuses.

Benefícios do suco de cacau 

Agora que já estamos um pouco familiarizados com a história do ingrediente que dá origem à bebida, chegou a hora de conhecermos alguns dos benefícios de são atribuídos ao suco de cacau:
1. É fonte de nutrientes

Isso inclui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio.Beber o suco de cacau preparado a partir da polpa da fruta beneficia a saúde do organismo porque ela serve como fonte de alguns nutrientes que o corpo humano necessita para funcionar adequadamente.

2. Efeito antioxidante
A polpa do cacau também serve como fonte de antioxidantes para o organismo humano. Consumir bebidas e alimentos que oferecem antioxidantes é importante porque esses compostos combatem a ação de substâncias maléficas chamadas radicais livres, que são conhecidos por causarem doenças graves como o câncer e por promoverem o envelhecimento precoce.

3. Controle do colesterol
Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, identificou alguns dos benefícios que os flavonoides (substâncias antioxidantes) encontrados no cacau podem trazer. O experimento analisou 21 estudos a respeito do ingrediente que contaram com a participação de 2.575 pessoas.
Em relação ao colesterol, os pesquisadores entenderam que os flavonoides do cacau ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim, também conhecido como LDL, e a aumentar as taxas do colesterol bom, o HDL, entre pessoas com menos de 50 anos de idade.
Além disso, a pesquisa ainda indicou que o consumo do cacau rico em flavonoides contribui com a diminuição da pressão arterial e a melhoria da saúde dos vasos sanguíneos.

4. Prevenção da diabetes e saúde do coração
O mesmo estudo de Harvard identificou ainda que a resistência à insulina foi reduzida em pessoas que consumiram os flavonoides por meio do cacau.
Isso é relevante porque a insulina trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue e a diabetes é desenvolvida quando o organismo não é capaz de produzir o hormônio ou não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida pelo corpo. Ou seja, a resistência ao hormônio é um fator de risco para o surgimento de diabetes.
Além disso, o estudo determinou ainda que o consumo dos flavonoides por meio do cacau foi associado a uma diminuição de fatores de risco para a condição.
E o que tudo isso tem a ver com a saúde do coração? A própria diabetes é considerada um fator de risco grande para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ou seja, ao prevenir a diabetes, ajuda-se também a prevenir o aparecimento de problemas cardiovasculares.

5. Saúde do cérebro
Pesquisadores também já afirmaram que os flavonoides do cacau podem estender os seus benefícios à manutenção de saúde do cérebro, em uma espécie de efeito neuroprotetor.
Acredita-se que isso pode traduzir em efeitos benéficos para a aprendizagem e funções da memória. A hipótese é que a ingestão de produtos à base do cacau (como é o caso do suco de cacau) podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. 

6. Melhoria do humor
A ingestão de extratos do cacau proporciona ainda efeitos antidepressivos em determinados tipos de processos psicológicos. Estudos já mostraram que o alimento pode ajudar a melhorar o humor, combater a depressão e melhorar a cognição em períodos de exaustão mental persistente.
Acredita-se que a presença de uma substância neuroquímica conhecida pelo nome de feniletilamina na composição do cacau ainda colabora com a elevação de sentimentos de contentamento.

Como fazer – Receitas de suco de cacau 


1. Receita de suco de cacau sem açúcar

Ingredientes: 
  • 200 g de polpa de cacau;
  • 200 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar a polpa e a água no liquidificador; Bater bem e servir.

2. Receita de suco de cacau com mel 

Ingredientes:
  • 100 g de polpa de cacau;
  • 200 ml de água filtrada;
  • Mel a gosto.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater tudo e servir.

            http://www.mundoboaforma.com.br/6-beneficios-do-suco-de-cacau-como-fazer-receitas-e-       dicas/#VxVWQvBIVzkhJYDA.99




  • Prefira chocolates com 70 % de cacau;
  • Por ser muito calórico deve tomar cuidado com a quantidade consumida;
  • É fonte de ferro, potássio, cobre e magnésio, mas não deve substituir frutas e vegetais pelo cacau.

                                                                CAJÁ MIÚDO –


http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-do-caja-para-que-serve-e-propriedades/
Adstringente e amargo. Combate as cólicas intestinais, disenterias e diarréias.

Propriedades medicinais

A cajazeira possui muitas propriedades medicinais, entre as mais conhecidas estão relacionadas aos efeitos anti-inflamatório, anti-hemorroidal, antiblenorrágico, antidiarreico, antileucorreico, antimicrobiano, antiviral, diurético, estomáquico, febrífugo e cardíaco.
Dessa forma a planta pode ser usada no combate de várias doenças: conjuntivites, diarreia, disenteria, erisipela, hematoma, hemorroida, inflamação dos olhos, retenção de urina, tônico cardíaco e vômitos espasmódicos.

Forma de utilização

Devido a sua versatilidade, a planta pode ser usada de várias formas diferentes, desde a infusão, com o preparo de chás a partir da utilização da raiz, folhas e flores; decocção; até a fabricação de sucos e sorvetes. Lembrando que, dependo da doença que está se querendo tratar, o uso da parte da planta pode seguir orientações diferenciadas.

A decocção da casca serve para tratar hematomas, emética, adstringente, vomitório (febres biliosas e palustres), diarreia, disenterias, blenorragias e hemorroidas. 
Enquanto a decocção das sementes auxilia na retenção urinária. Para resolver os problemas de inflamação dos olhos, conjuntivites e coração o preparo deve ser a partir da infusão das flores.
A infusão das flores serve para tratar dores de estômago, prisão de ventre, e febres biliosas. A decocção das raízes é indicada para diarreia, disenteria, hemorroidas, gonorreia e corrimento vaginal.

Chá da cajazeira

O chá das folhas e flores da cajazeira serve para aliviar dores de estômago, cistites, inflamações da garganta, relaxar os músculo e estimular o bom funcionamento do corpo.
Para prepará-lo, basta colocar 200 ml e água para ferver e colocar uma colher de sopa de folhas e flores da cajazeira moída junto a água. Deixe ferver por três minutos, desligue o fogo e deixe em efusão por mais 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para separar os resíduos. Se preferir, coloque um pouco de mel para adoçar.

O recomendado é que a ingestão do chá não ultrapasse as três dosagens diárias.


Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista, Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, Terapeuta Quântica,
 Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).


Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito no tratamento das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário