Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Poderes do alho

Originário da Europa Meridional, o alho, pela sua adaptabilidade a climas diferentes, logo chegou a outras localidades. Ele foi usado desde as épocas mais remotas na Medicina indiana, mencionado em textos bíblicos, colocado nas tumbas e pintado nos monumentos funerários do Egito. Em Roma, costumava-se comê-lo para melhorar a voz. Seu uso é constante até hoje, em quase todo o mundo.

Utilidades:

Altamente terapêutico, funciona como ativador da circulação sangüínea. Também ajuda a combater infecções. É um antibiótico natural, devido a uma substância descoberta em 1944, chamada alicina, que é a causadora de seu cheiro forte. Por isso, quem, por algum motivo, não possa ingeri-lo, pode fazer inalações, com bons resultados. Como seu cheiro é eliminado pela respiração ou pela pele, ele desinfeta o aparelho respiratório e o sangue. Não deve, no entanto, ser aplicado diretamente na pele porque pode provocar queimaduras, embora existam algumas terapias que são aplicadas desta maneira.

O alho aumenta a secreção glandular, não só da saliva, mas também de todo o aparelho digestivo, muitas vezes provocando mal-estar. Como remédio, deve ser usado com moderação e precaução.

Elimina vermes – os oxiúros vão embora rapidamente com os enemas de água de alho; elimina bactérias malignas do intestino, funciona como adstringente e calmante intestinal.

Abaixa a pressão arterial (ver artigo sobre o tema), melhora a circulação, é excelente para gripes, resfriados ou qualquer baixa do sistema imunológico, pois aumenta a resistência.

Impede o crescimento das células cancerígenas, porque regulariza o metabolismo. Também é antioxidante, combatendo os radicais livres.

Combate a prisão de ventre, gases, e ajuda nos problemas cardíacos.

Ajuda a regularizar o colesterol.

Nas doenças respiratórias, como tuberculose, enfisema pulmonar, gangrena pulmonar, asma, bronquite, e nas intoxicações por nicotina.

Ajuda a melhorar o humor, energizando e estimulando.

Como o alho pode ser usado?

Na confecção de alimentos – Não se deve, porém, refogá-lo com gorduras, e sim, com água.

No tempero da salada crua – Quem não gosta do seu cheiro, pode amenizá-lo com salsa.

Para hipertensão – Deixar de molho, à noite, um dente de alho picado em meio copo d’água, tampado. Pela manhã, coar e beber esta água. Isto serve também para gripes e resfriados ou se quiser fortalecer o sistema imunológico.

Como estimulante – Socar bastante um dente de alho pequeno com 2 colheres de mel, misturar e tomar; mas cuidado: por ser estimulante, tira o sono, sendo contra-indicado para quem tem insônia, nunca devendo ser usado à noite.

Cataplasma – Misturar com argila ou fubá para amadurecer furúnculos.

Para Pele – Bater dois dentes de alho com 1/4 de litro de leite no liqüidificador, passar na pele com uma mecha de algodão (atenção: uso externo).

Dores de dente – Colocar no dedo mínimo, amarrando do lado contrário ao dente doente (observar, para não queimar a pele).

Para verme oxiúros: Ferver 1½ litro de água com dois dentes de alho, coar, esperar amornar ou esfriar completamente, e fazer lavagem intestinal durante três dias seguidos.

As lavagens só podem ser feitas com estômago vazio, longe das refeições, e nunca com suspeitas de hemorragias ou apendicite. Na dúvida, peça orientação.

Precauções:

Usar moderadamente.

Evitar o uso puro quando há gastrite ou problemas estomacais.

Alguns naturopatas são contra seu consumo, por ser muito estimulante; acham que desequilibra o metabolismo. Boa sorte!

Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos

Contato: suzete@saudeintegral.com

Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário