Obrigada

Obrigada

terça-feira, 5 de junho de 2012

A alcachofra para auxiliar a digestão e o bom funcionamento do fígado.

Usada há muitos séculos para auxiliar a digestão e o bom funcionamento do fígado.

A alcachofra é uma flor do mediterrâneo de sabor surpreendente e também muito delicada. Protetora do fígado tem uma vasta aplicação, tanto medicinal, sendo empregada no combate de uma má digestão até cálculos biliares e também na culinária. Ela também é desintoxicante, por isso ajuda a eliminar resíduos e toxinas acumuladas no organismo, assim como a gordura. Por isso atribui-se a ela a característica de auxiliadora na perda de peso.

A base das folhas grossas hospeda parte de seu sabor e a parte conhecida como fundo de alcachofra ou até mesmo como seu coração também apresenta um excelente sabor. Na hora de escolher as alcachofras, evite escolher as que apresentarem manchas ou que não estejam com as pétalas firmes e bem agrupadas, as mais saborosas são as de cor púrpura ou verde. Não é recomendado estocá-la a temperatura ambiente, portanto se não for consumir logo após a compra, é recomendado que a congele.

Cinarina: ácido orgânico que estimula os pontos de paladar doce nas papilas gustativas de algumas pessoas, fazendo com que os alimentos ingeridos pareçam mais doces. Também oferece proteção antioxidante contra carcinógenos e toxinas ambientais, como a fumaça e no fluxo biliar (ajuda na remoção das substâncias tóxicas do organismo) e na prevenção do acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).

Folato: conhecida também como ácido fólico, pode ajudar a reduzir risco de doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis de homocisteína, um aminoácido associado à aterosclerose. O folato também previne o câncer além de prevenir anomalias congênitas (gravidez).

Luteolina: flavonóide com potencial para evitar a oxidação do LDL-colesterol (“mau”). Alguns estudos preliminares sugerem que a luteolina também bloqueia a liberação de histaminas, que podem causar congestão e inflamação.

Dicas:

● Prefira as alcachofras cozidas no vapor (os flavonóides são solúveis

em água).

● Após cozida, mergulhe as folhas numa mistura de: alho amassado e frito, pimenta vermelha, tofu e suco de limão.

● Para preparar aperitivo rápido e delicioso, faça um purê de alcachofra com alho, tofu e creme de leite de soja. Sirva com molho para legumes crus.

Elaborado por: Eliete R. Borges

Nutricionista Clínica

Baseado Livro: A cura pela Comida: Use a alimentação para uma vida mais saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário