Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 8 de junho de 2012

erva-cidreira (melissa officinalis)

erva-cidreira (melissa officinalis), um membro da família da hortelã, é considerada uma planta calmante. É usada desde a Idade Média para reduzir o stress e a ansiedade, melhorar o sono, melhorar o apetite e aliviar a dor e o desconforto de indigestão (incluindo gases e inchaço, bem como cólicas). Mesmo antes da Idade Média, a erva-cidreira era embebida no vinho para melhorar o ânimo, ajudar a curar feridas e tratar picadas de insectos venenosos. Actualmente, a erva-cidreira é frequentemente combinada com outras ervas calmantes e suavizantes, como a valeriana, a camomila e o lúpulo, para ajudar a estimular o relaxamento. Também é usada em cremes para tratar o herpes labial (herpes oral).

Originária da Europa, a erva-cidreira é cultivada em todo o mundo. É cultivada não só em jardins para atrair as abelhas, mas também em culturas para a área medicinal, cosméticos, e para produzir vernizes para móveis. A planta cresce até cerca de 60 cm de altura, às vezes até mais, se não receber manutenção. Na primavera e no verão, grupos de pequenas flores de coloração amarelo-clara crescem no ponto onde as folhas se encontram com o tronco. As folhas são muito enrugadas e vão desde o verde-escuro ao verde amarelado, dependendo do solo e do clima. Se esfregar os dedos sobre as folhas, os dedos ficarão com um aroma ácido e doce, como os limões. Em termos de forma, as folhas são similares às da hortelã, e ambas as plantas são provenientes da mesma família.

Beber chá de cidreira cura dores de cabeça (enxaquecas), dor no ventre, dor de dentes, dor de ouvidos, nevralgias e reumatismo. Alegra, anima e Facilita a oxigenação das células cerebrais. São então estes alguns dos exemplares beneficios da erva cidreira.

Aspecto final

Receita de Chá de Erva Cidreira e Hortelã

Ingredientes:

1 l de água
1 chávena de chá de hortelã
2 chávenas de chá de erva-cidreira picada ou 4 em saquinhos
açúcar ou mel q.b.
Preparação:
Coloque a água e as folhas numa panela e leve ao lume alto para ferver.
Quando ferver, desligue e coe o chá. Deixe arrefecer e adoce a gosto.
Guarde no frigorífico até à hora de servir.
Curiosidades
Diz o povo que o chá de erva-cidreira, tomado todas as manhãs (adoçado com mel) traz de volta a juventude, fortalece o cérebro e ajuda a combater a inércia natural.
Informações Úteis
A erva-cidreira é uma planta medicinal que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro. É uma planta proveniente da Ásia Ocidental e há muito tempo que está espalhada pela Europa, sendo muito vulgar encontrá-la em caminhos, sebes, junto às casas e até mesmo em vinhas. As suas folhas libertam um intenso aroma a limão doce. É uma planta que se adapta bem a qualquer solo, surgindo mais em zonas ensombradas, embora também possa ser cultivada ao sol. As folhas da planta podem ser usadas para dar sabor a saladas de legumes, frutas, carnes, pudins, guarnições, vinagres e licores. As folhas frescas são mais aconselháveis, porque tendem a ser mais saborosas do que as secas.
Propriedades Medicinais

Apresenta inúmeras propriedades medicinais muito úteis, tais como: anti-inflamatória, antiviral, antioxidante, digestiva, calmante, ajuda a tratar de problemas nervosos, perturbações de sono, espasmos, enfartamentos, anorexia, tratamento de febres, constipações, alivia inflamações e dores.

A cidreira, conforme já concluíram diversos estudos, apresenta muitas propriedades bastante úteis e não revelam qualquer efeito secundário relevante para a saúde. Pode usar as folhas da erva-cidreira para fazer chá, adicionando 4 colheres de sopa de folhas da planta para cada litro de água e procure beber durante o dia. É uma excelente forma de combater os nervos, é estimulante, antiespasmódico, alivia depressões nervosas, dores de cabeça, dor de ventre, dor de ouvidos e dor de dentes. Apresenta também outros benefícios, tais como, nevralgias, reumatismo e facilita a oxigenação das células cerebrais.

A título de curiosidade, já o povo dizia que o chá de erva-cidreira todas as manhãs com mel trazia de volta a juventude, fortalecia o cérebro e ajudava a combater a inércia natural.

Pode também, usar esta planta externamente na pele para aliviar de alguma picada de insetos ou mesmo para evitar estas picadas e isto tudo deve-se ao seu óleo que funciona como um excelente repelente. Embora a planta seja antialérgica, poderá surgir irritação em algumas pessoas que apresentam peles sensíveis.

O óleo essencial da planta é por vezes utilizado para a aromaterapia (ramo da fitoterapia que se baseia nos aromas que as plantas podem provocar ao indivíduo). Pode relaxar, utilizando um chá mais forte (cerca de 8 colheres de chá de erva por cada litro de água) e misture com a água da banheira.

A mulher beneficia ainda mais com, porque é uma aliada na regulação das menstruações, ajuda a tranquilizar e relaxar em casos de cólicas, apresenta efeito tônico no útero e pode também auxiliar em casos de esterilidade.

Além de todas estas vantagens que a erva-cidreira nos traz, existe uma contra indicação, sobretudo para pessoas que sofram de problemas de tiroide. Para pessoas com este problema e que têm por hábito tomar medicação diária devem evitar ao máximo a cidreira, porque pode reduzir ou tirar o efeito do medicamento.

A planta é cada vez mais usada para fins comerciais, uma vez que a sua procura tem vindo a aumentar em toda a Europa e a sua cotação tem vindo a aumentar consideravelmente.http://www.fotosantesedepois.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário