Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Benefícios e Contraindicações e efeitos colaterais da amora

A amora (Morus spp.) é o fruto da amoreira, também conhecida como mulberry (inglês). As amoras de nome popular incluem as as espécies Morus nigra (amora-comum, amora-preta ou amoreira-preta), Morus Alba (amora-branca ou amoreira-branca) e Morus rubra (amora-vermelha). Pertence a família Moraceae.

Benefícios da amora


Partes diferentes da amora possuem propriedades distintas. A folha da age como alterativo, analgésico, antibacteriano, antipirético, anti-inflamatório, diaforético e expectorante. As bagas são um tônico para o sangue, laxativo, nutritivo e refrigerante. A fruta da amoreira, bem como as folhas e as cascas são anti-helmínticas e a casca é anti-inflamatória, catártica, diurética, expectorante e dilatadora bronquial. Os ramos agem como alterativo, antiespasmódico, anti-reumático e diurético.
A amora-branca (Morus alba) possui propriedades renais. Suas folhas são utilizadas na medicina alternativa para curar resfriados, gripes, febres, tosses e dores de garganta. Os frutos são usados para tratar anemias e constipação. Além de propriedades e uso ligeiramente diferentes, as partes da planta possuem propriedades energéticas diferentes também.
Os ramos da Morus nigra são usados popularmente contra a hipertensão, as folhas para diabetes, a raiz é contra a solitária e as frutas contra fraqueza, úlceras e vertigem. A folha da amora-preta também é utilizada para desinfeccionar pulmões e assim aliviar tosses e problemas respiratórios. Popularmente, é feito o gargarejo com o suco de amoras (tanto as amoras-pretas, quanto as amoras-brancas) para tratar dores de garganta.
As frutas da amoreira contem açúcar, ácido málico, pectina, vitaminas B-1, vitamina B-2, betacaroteno, tanino e ácido linoleico. Todas as amoras são ricas em vitamina C e caracterizam-se por sua forma típica, gerada a partir do agrupamento de vários e minúsculos frutos que se unem formando uma polpa rica em água e açúcar. Na culinária, os brotos jovens da árvore da amoreira são comestíveis ao serem cozidos. As frutas são usadas em tortas, pudins, vinhos e saladas de frutas. As amoras são geralmente consumidas ao natural e podem ser servidas também com creme de chantilly. São igualmente deliciosas quando utilizadas no preparo de tortas, sorvetes, compotas, geleias, doces cristalizados ou em massa, ou transformadas em vinhos, licores e xaropes.

Contraindicações e efeitos colaterais da amora

As frutas verdes e o talo das folhas das amoras das variedades preta e branca são tóxicas e podem causar dores no estômago. O consumo excessivo de frutas pode causar diarreia. As folhas da amora não devem ser consumidas por pessoas com problemas pulmonares ou digestivos.
[related-posts]
História e curiosidades
Na mitologia grega, a árvore de amora foi dedicada à deusa Minerva. A amoreira era considerada a mais sábia de todas as árvores, vez que esperava passar todo o período de frio para brotar suas folhas. O nome amora provem do nome latim morari, que significa demorar. AMorus spp faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

AMORA: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAISBenefícios, efeitos e propriedades medicinais das amoras – Morus spp., que incluem as espécies Morus nigra (amora-negra) e Morus alba (amora-branca).

Plantas Medicinais e Fitoterapia.
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/amora-amoreira-beneficios-propriedades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário