Obrigada

Obrigada

sábado, 8 de agosto de 2015

Você conhece os benefícios do fruto chamado JILÓ?

Benefícios do Jiló

Saiba que o jiló é um fruto, não um legume, e bastante amargo, mas além de ter essa característica forte ele tem tantos benefícios que as pessoas, talvez, até desconheçam. Possui baixo valor calórico e seu gosto amargo é um excelente remédio para nosso sistema digestivo, ajuda a diminuir o colesterol ruim, combate o mau hálito, previne a pressão arterial além de eliminar as substâncias antioxidantes do corpo.
Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos.
Jiló – Pertence à mesma família que o pimentão e a berinjela, contém uma grande quantidade de água o que o torna um ótimo aliado da perda de peso, previne e combate a retenção de líquidos e ainda promove o poder da saciedade fazendo com que você não sinta fome, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência.
jilóFonte de carboidratos, proteínas, minerais como cálcio, fósforo e ferro, pode-se ainda encontrar no fruto certa quantidade de vitaminas A, C e as do complexo B como a B5. O Cálcio, Fósforo e o Ferro são ótimos no auxílio da formação de ossos, dentes e músculos e ajudam na coagulação do sangue. Já as vitaminas do complexo B evitam problema de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso entre outros.
Para que suas propriedades não se percam é preciso cozinhá-lo sempre no vapor ou em pouca água, mas se preferir poderá prepará-lo frito. Outras formas de consumir é na forma de farofa, somente duas colheres de sopa já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo. Cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor.
Seus compostos bioquímicos, denominados flavonóides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol gordura ruim seja aderido. “É um alimento poderoso para a manutenção da saúde do coração”, defendem os nutricionistas.
Entretanto, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo e sua dificuldade de engolir, precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana, que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene bucal e um hálito mais saudável.
Vale a pena experimentar e adicionar na alimentação aliando os benefícios do jiló para o corpo juntamente com uma dieta equilibrada. Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente. Uma ou duas vezes por semana é o ideal indicam os nutricionistas!
jiló

“Jiló” – Solanum gilo

Descrição : Planta da família das Solanaceae. Também conhecida como giló.

Propriedades medicinais: digestivo, hepática.

Indicações: colesterol, diabete, diarreia, febre, fígado (problemas hepáticos e dispepsia biliar), gripe, intestino, pelagra, resfriado, úlcera na boca.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação de um especialista ou nutricionista.

http://guiasaudavel.com/jil%C3%B3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário