Obrigada

Obrigada

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Chá de Pitanga.




As imagens para exemplificar o testo foram retiradas da internet.

Pitanga diminui os níveis de triglicérides e ajuda a baixar a pressão
Estudo da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, interior do estado, revela que muitas das substâncias que conferem aquele cheiro adocicado à polpa, principalmente os monoterpenos, são as mesmas que aparecem nas folhas da pitangueira, usadas há séculos pela população em chás medicinais.

O que folhas e fruta têm em comum são compostos voláteis, isto é, que se desprendem no ar — daí o perfume — , cujos efeitos foram comprovados contra uma série de males:

 podem combater a diarreia, 
aliviar a febre e as inflamações,
diminuir os níveis de triglicérides e ainda baixar a pressão (outro estudo argentino realizado pela Universidade Nacional de La Plata provou que os compostos da pitangueira aceleram a eliminação de sais minerais, como o sódio, que alavancariam a pressão). 

Mas a questão é: tanto no combate à hipertensão quanto contra qualquer outro mal, tomar o chá sem nenhum critério pode ser perigoso.

 "O exagero leva à perda de grandes quantidades de potássio e isso pode afetar até a frequência cardíaca" alerta o farmacologista João Ernesto Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas.

A descoberta da Faculdade de Zootecnia, no entanto, facilita a vida. "Em vez de beber o chá das folhas, tome o suco da fruta", diz a cientista Alessandra Lopes, que coordenou o estudo dessa universidade. Mesmo que você não tenha em casa pitangas frescas para bater no liquidificador, a polpa congelada conserva os benefícios das substâncias perfumadas. Segundo a cientista, o bom é incluir um copo da bebida no cardápio diário.

Quer mais benefícios? Tem. O suco leva vantagem em relação ao chá até pela cor, resultante de um coquetel de antocianinas, flavonoides e carotenoides. Cada um dos integrantes desse trio tem fama de ser um excelente antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo contra câncer. A pitanga também tem o dobro de licopeno que o tomate – outra substância com valor reconhecido na prevenção de tumores. Que maravilha, né?


PITANGA - Eugenia uniflora L
A pitangueira é conhecida como Eugenia uniflora, L, Dicotyledonae, Mirtaceae. O fruto, por ser vermelho escuro (pitangueira vermelha), era conhecido pelos índios tupi-guaranis pelo nome de Pitanga. 

A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança de 2m a 4m de altura, mas, vegetando sob ótimas condições de clima e de solo, alcança alturas acima de 6metros, quando adulta. 

As folhas pequenas e verde-escuras, quando formadas, exalam aroma forte e característico.

INDICAÇÃO: Chá de Pitanga => afecções do fígado, bronquite, cólica menstrual, diabetes, colesterol, diarréia, febres intermitentes, gota, hipertensão, infecções da garganta, limpar e descongestionar a pele do rosto, queda e oleosidade dos cabelos, reumatismo.

COMO FAZER: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.


Chá de PitangaA pitangueira.

A pitangueira (Eugenia uniflora L.) é uma planta muito rica. Suas folhas são usadas no tratamento de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite, doenças cardiovasculares e reidratação nos casos de diarréia. Tem ação antioxidante, calmante, antiinflamatória e diurética.

Na composição da pitanga, destacam-se as antocianinas, pigmentos antioxidantes; os carotenóides, importantes na prevenção de doenças degenerativas, como doença arterial coronária, catarata e câncer; e os fenóis, que funcionam como antiinflamatórios celulares. Algumas dessa substâncias atuam sobre o câncer, protegendo o DNA celular contra mutações com possibilidade de levar à formação de um câncer.

A pitanga tem vitaminas e substâncias químicas em sua composição que proporcionam efeitos benéficos à saúde, melhorando a defesa do organismo contra microorganismos e também contra a ação de radicais livres. 
Suas folhas têm componentes que atuam como fármacos, diminuindo a pressão arterial e aumentando a diurese.

O extrato da folha da pitangueira atua contra o Trypanosoma congolense (doença do sono) e tem ação moderada contra o Staphylococcus aureus e o Escherichia coli.

Para fazer o chá da pitangueira, coloque dez folhas bem lavadas em meio litro de água e leve ao fogo. Quando ferver, desligue. Tome ao longo do dia.
Chá de Pitanga
As folhas da pitangueira (Eugenia uniflora) atuam como um anti-inflamatório natural. Esse efeito está relacionado com a presença de flavonoides, que fortalecem as defesas do organismo.
 Por isso, o chá de pitanga é indicado para diversos problemas, como: 
doenças do fígado,
cólica menstrual,
 reumatismo, 
diarreia, 
dor de garganta,
 asma e bronquite.
 O remédio natural também possui ação laxativa e calmante, contribuindo para a perda de peso.
 O remédio caseiro é preparado com as folhas da pitangueira e não com os frutos. 

Veja como fazer o chá da forma correta.
Você vai precisar de:

3 colheres (sopa) de folhas de pitangueira
1 litro de água
Modo de Preparo:

Junte a água e as folhas de pitangueira em uma panela e leve ao fogo. 

Assim que levantar fervura, desligue e tampe a panela. 
Mantenha abafado por 10 minutos.
 Depois coe e guarde em uma garrafa na geladeira.

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícaras do chá de pitanga ao longo do dia, preferencialmente entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário