Muitas pessoas pensam em ter um jardim em casa, onde podem plantar flores, plantas ornamentais, ervas aromáticas e plantas medicinais. Mas a falta de espaço e tempo muitas vezes impedem a concretização desse sonho. Entretanto, muitas pessoas desconhecem que há diversas plantas que ocupam pouco espaço, sendo ideal para o cultivo em locais pequenos como sacadas, varandas e quintais. Conheça algumas dessas plantas e saiba fazer bom uso delas, na cozinha e na saúde!
1. Erva-cidreira. Também chamada de melissa, essa planta é útil no tratamento de problemas digestivos, problemas de sono,ansiedade, nervosismo, herpes labial, etc. Além disso, a melissa pode ser usada em sucos, chás e doces, dando um aroma e sabor refrescantes.
OBS: A diferença entre erva cidreira e melissa é mínima, no entanto a segunda tem aroma mais adocicado sendo em chá de sabor mais agradável
2. Manjericão. O manjericão é uma planta muito aromática amplamente usada na cozinha, em saladas, molhos, pizzas, sopas e até sucos. Além do seu delicioso sabor, essa erva ajuda nos problemas gastrintestinais, como dispepsia, flatulência, mau hálito e até na tosse. Seus efeitos ainda são benéficos nos casos de bronquite e aftas.
3. Orégano. Outra planta amplamente usada em molhos, pizzas, carnes e saladas, o orégano tem efeitos antissépticos, digestivos e expectorantes, sendo útil no tratamento de resfriados, tosses, bronquites e problemas digestivos como a dispepsia.
4. Tomilho. Essa erva aromática vai muito bem com molhos, frango, na pizza e até em chás. Ele também é um excelente fluidificante e expectorante, sendo útil no tratamento da tosse, bronquite, congestão nasal, sinusite e resfriados.
5. Alecrim. O alecrim também é muito usado na culinária em molhos, sopas, caldos e carnes. Seu óleo essencial é rico em antioxidantes que também têm propriedades anti-reumáticas, depurativas e diuréticas. Externamente, o óleo essencial de tomilho pode ser usado para artrites, artroses e reumatismos. Internamente, o tomilho é usado contra tosse, dor de cabeça, cistite, úlceras e até contra o Alzheimer.
6. Hortelã. Outra planta aromática, a hortelã é usada em chás, sucos, doces, pratos salgados, molhos para salada, molhos quentes e assados. O óleo essencial rico em mentol possui propriedades digestivas e espasmolíticas, sendo útil nas cólicas abdominais, flatulência, colite, mau hálito e síndrome do intestino irritável.
7- Aloé Também conhecida como aloe-vera e babosa, essa planta é rica em mucilagens, vitamina E e Cque são excelentes aliadas na saúde da pele. Sua seiva interna é usada para aliviar queimaduras, promover cicatrização, hidratar a pele, acalmar irritações e psoríase. Suas propriedades antissépticas são empregadas para limpar cortes e ferimentos abertos, aftas e inflamações. Além disso, o uso interno da aloé é laxativo.
8. Boldo-do-chile. Esse arbusto de pequeno-médio porto é muito empregado por suas propriedades digestivas, sendo uma das plantas medicinais mais usadas para para dor de barriga, problemas de digestão, flatulência, espasmos e úlceras. O uso mais comum do boldo-do-chile é na forma de chá (infusão), mas também há comprimidos, cápsulas e gotas da planta.
9. Arruda. Essa planta é largamente conhecida no Brasil. Seu uso é externo (na forma de banho de arruda) e age na melhoria de varizes melhorando a circulação vascular. O uso interno é contraindicado devido à toxicidade hepática da arruda. OBS: As grávidas deve evitar o uso da arruda.
10. Capim-limão. Também chamado de capim-cidreira, capim-santo e citronela, o capim-limão pode ser usado em sucos e chás e dá um leve sabor refrescante às preparações. Como uso interno, essa planta é excelente aliada na melhora do nervosismo e estresse. Externamente, o seu olho essencial é usado como repelente de mosquitos.
11. Salsa.
- Popularmente conhecida como salsinha, essa erva aromática é largamente usada na culinária, em pratos salgados, molhos, assados, etc. O que muita gente não sabe é que a salsinha é uma planta medicinal com ações contra cistite, reumatismo, flatulência e na melhora do mau hálito. O uso excessivo de salsa, no entanto, é prejudicial.
12. Sálvia. Também usada na culinária em molhos e pratos salgados, a sálvia é antisséptica e anti-inflamatória. Ela pode ser usada em casos de tosse, bronquite, rouquidão, dor de garganta e nas aftas.
Use a abuse do uso de plantas medicinais que também podem ser usadas na cozinha e cultivadas em pequenos vasos. Além de deixar sua comida mais saborosa, sua vida terá mais saúde.
Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante
Leiamais:http://www.criasaude.com.br/noticias/plantas-medicinais-que-podem-ser-cultivadas-no-seu-jardim-00009.html
OBS: As imagens foram extraidas da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário