Obrigada

Obrigada

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Asma e Alimentação

A asma é uma doença respiratória crônica caracterizada pela inflamação nos brônquios (responsáveis por levar o ar até os pulmões). Os principais sintomas são: aperto no peito, chiado ao respirar e tosse seca durante a noite. Ao longo da vida, os portadores da doença podem apresentar melhorar e pioras do quadro, dependendo de fatores externos. Em outras palavras, a doença sempre está lá, mas as crises (agravamento dos sintomas) ocorrem em episódios espaçados.
Asma e Alimentação
Asma e Alimentação

Importância da Alimentação

O que nem todos sabem é que a alimentação tem um papel importantíssimo no tratamento da asma. Alguns alimentos, como o vinho, por exemplo, contêm substâncias capazes de desencadear as crises. As frutas desidratas, a cerveja e certos tipos de vegetais também levar ao aparecimento das crises. Por isso é fundamental que o paciente observe se o que ele come tem relação com o agravamento dos sintomas, lembrando que as reações podem variar de pessoa para pessoa.

Benefícios dos Antioxidantes

Pesquisas recentes mostram que os antioxidantes são muito benéficos para os portadores da asma. A explicação está na função anti-inflamatória desempenhada por essas substâncias, auxiliando na inflamação dos brônquios. A principal aliada é a vitamina C, pois ela é responsável por revestir e proteger as células pulmonares. Estudos revelam que adultos e crianças asmáticas normalmente são carentes da vitamina.

Vitamina D e Ômega 3

Os pesquisadores investigam ainda os benefícios do ômega 3 e da vitamina D para quem sofre com a doença. Em pesquisas, ficou claro que os indivíduos que consomem alimentos ricos em ômega 3 tiveram uma redução no risco da asma e melhora das funções pulmonares.
Investigações científicas realizadas na Universidade King’s College, em Londres, procuram entender a relação entre a vitamina D e o aparecimento da asma. Os primeiros estudos mostraram que a ausência do nutriente era mais comum em pacientes asmáticos. Com o avanço das pesquisas, observou-se também que a reposição de vitamina reduz os sintomas da doença.http://natural.enternauta.com.br/doencas/asma-e-alimentacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário