Obrigada

Obrigada

sábado, 9 de março de 2013

Suco de Agrião

AGRIÃO (Nasturtiüm Offiánale)

O agrião é uma planta que contém uma dose excepcional de sais minerais, contendo cinco vezes mais ferro que a couve, a alface e o salsão; é a segunda planta que contém mais enxofre, é rica em sódio, em cálcio e em potássio.

Cem gramas de agrião nos fornecem 23 calorias, 1,70g de proteínas, 3,30g de hidratos de carbono e 0,30g de gorduras. Os antigos escritores gregos utilizavam os grandes poderes revitalizantes do agrião, consideravam-o como um excelente expectorante, afrodisíaco e específico também para o tratâmento da escabiose (sarna).

A ingestão de suco de agrião é recomendável para o tratamento de eczemas, enfermidades do fígado, icterícia, dispepsia, escrofulose, enfermidades dos rins, cálculos, enfermidades da pele, herpes, varíola, sarampo, reumatismo, gota, artritismo e como vermífugo.

O suco do agrião tem sabor muito forte para ser tomado sem diluição, mas pode ser ingerido facilmente quando misturado com outros sucos. Esse suco ingerido diariamente em doses de 60 a 150g, ajuda no tratamento das bronquites crônicas, provocando abundante expectoração muco-purulento.

Aplicado em fricções sobre o corpo, suaviza a pele; em fricções sobre o couro cabeludo é usado para evitar a calvície. Misturado com suco de pepino é excelente para a remoção do ácido úrico que causa o reumatismo. Com nabo redondo, cenoura e espinafre é bom para a anemia. Junto com cenoura, salsa e suco de batata é útil na limpeza dos pulmões e tem ocasionado melhoras em pessoas que sofrem de enfisema.

Misturando-se o suco com mel obtém-se xarope usado no combate à tosse, à bronquite e à tuberculose pulmonar. Não despreze os talos na elaboração dos sucos, pois neles estão os principais valores nutritivos do agrião. Também é efetivo contra a formação de aftas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário