Obrigada

Obrigada

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Óleo de rícino para os cabelos


O artigo Óleo de rícino para os cabelos faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.
A cada dia que passa cresce espantosamente o número de produtos que prometem ressaltar a beleza da mulher e esconder aquelas pequenas imperfeições das quais ninguém está livre. Ao mesmo tempo em que a diversidade é ótima e proporciona a liberdade de opção, muitas acabam caindo no erro de testar produtos seguidamente, além de submeterem os fios a constantes escovas progressivas, alisamentos, o calor excessivo de secador e chapinha, além de outras coisas que os danificam. Como se pode então utilizar um produto que realmente recupere os fios danificados? E como escolher um produto que mantenha o cabelo belo sem fragilizá-lo?

Resposta na natureza

Há milênios atrás, quando as mulheres não possuíam a variedade de produtos que encontramos hoje, elas utilizavam em seus cabelos algo muito natural: o óleo de rícino – ou mamona. Assim como todas as plantas, a mamona possui sua função na natureza, além de possuir diversas propriedades medicinais benéficas para o organismo humano que consome o óleo de rícino, sempre mediante acompanhamento médico.
Óleo de rícino para os cabelosFoto: Reprodução

Propriedades e benefícios

O óleo de rícino é antifúngico e antibacteriano, duas propriedades que protegem o couro cabeludo de sofrer agressões externas, como micoses, foliculites e infecções causadas por bactérias diversas.
Utilizá-lo nos cabelos causará em médio prazo os seguintes benefícios esperados:
  • Reduzirá a queda dos fios;
  • Fortalecerá o cabelo;
  • Estimulará seu crescimento;
  • Deixará os fios mais sedosos e saudáveis;
  • Propiciará hidratação profunda;
  • Reduzirá o ressecamento;
  • Eliminará progressivamente as pontas duplas;
  • Amenizará os efeitos maléficos causados por químicas, secadores e chapinhas.
É importante frisar que o óleo de rícino não é importante apenas para os cabelos, mas poderá ser utilizado também na pele e para a saúde em geral, podendo ocasionar nos seguintes benefícios:
  • Reduzir rugas e linhas de expressão;
  • Agir como antioxidante, retardando o envelhecimento;
  • Desintoxicar os poros;
  • Acalmar irritações na pele;
  • Reduzir e eliminar coceiras;
  • Proporcionar elasticidade à pele;
  • Hidratá-la profundamente;
  • Aliviar dores articulares;
  • Acalmar a região dos olhos;
  • Tratar infecções e inflamações;
  • Agir como laxante.

Como utilizar?

Óleo de rícinoFoto: Reprodução
Com um pincel próprio para fins capilares, ou mesmo com as pontas dos dedos, aplique o óleo de rícino no couro cabeludo, sempre massageando a área aplicada. Quando o couro já estiver úmido pelo óleo, procure estendê-lo para todo o comprimento dos fios. Coloque algumas gotas na palma da mão, espalhe bem e as aplique na região das pontas, que costumam ser as mais danificadas. Durma com o cabelo assim e, caso deseje, lave bem no dia seguinte. Repita o procedimento 3 vezes por semana.
Caso deseje utilizá-lo para fins medicinais internos, busque sempre auxílio e acompanhamento de um médico especialista de confiança.
O artigo Óleo de rícino para os cabelos faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Suco vermelho e a nossa saúde

Suco vermelho e a nossa saúde


A matéria recebi por email.
Olá turma do Trocyn Bão, como estamos?

Numa conversa com meu médico (conversa normal), fiquei interessado em saber como devo me comportar quanto as minhas refeições no meu dia a dia, visto que procuro sempre me cuidar, e ele me falou sobre as propriedades do suco vermelho em nosso dia a dia e no que beneficia a nossa saúde. Achando interessante resolvi fazer um post sobre esse suco vermelho e aqui está.

Vamos conferir?

Suco vermelho e a saúde
suco de beterraba

Pode ser um grande parceiro em nossa saúde o suco vermelho  preparado com frutas roxas e vermelhas, tais como mirtilo, o morango, a jabuticaba, a amora, a melancia, a goiaba, por ter um poder de ação antioxidante atua no combate aos chamados radicais livres existente em nosso organismo, essa ação ajuda a impedir problemas como a composição de tumores, podendo também defender a saúde do coração, cérebro e evita o envelhecimento normal das células.

Como vimos anteriormente, a forte ação antioxidante é um dos pontos primordiais quando falamos de suco vermelho e o motivo dessa ação é que as frutas vermelhas e roxas contém fitoquímicos (composto que dá cor as frutas) principalmente as antocianinas (composto que dá cor as frutas). Sabendo disso, concluímos que o suco vermelho atua no combate aos radicais livres, um causador em danificar as estruturas celulares.
Suco vermelho

As frutas roxas ou roxeadas, como a uva roxa, amora silvestre, mirtilo e jabuticaba, tem uma quantidade boa de antocianinas, assim como também na casca da maçã, no morango,na melancia. Já as as berries, como blueberry (mirtilo), framboesa e cranberry, contam com este fitoquímico.

Alguns doenças que esse suco pode previnir e age favoravelmente são: 

. Previne o câncer. infarto, AVC

. Bom para a pele, para o cérebro

Alguns cuidados temos que ter ao preparar o suco vermelho, evitar coá-lo, pois as cascas servem como fibras e acarretará um índice glicêmico menor para a bebida, sendo assim, evitar picos de glicoses ao beber o suco, pois ele sendo coado e sem essas fibras terá um alto índice glicêmico e com 
o passar do tempo poderá aumentar a incidência de diabetes do tipo 2.

Mas se você quer colocar maior quantidade de fibras no suco, é só colocar outras fontes da substância, tais como a linhaça, biomassa, banana verde.

Ter um efeito junto de uma dieta, coloque gengibre quando for fazer, aconselhando tomá-lo assim que estiver pronto, aproveitando todos nutrientes. Contudo, se não tem  esse tempo todos os dias para fazê-lo, congele para consumir mais tarde, pois não  perderá muitos nutrientes e os que perder não será muita coisa. Ao escolher as frutas, de preferencia as de época (terão qualidades superiores).

Veja uma receita como um pequeno exemplo de suco vermelho.
Suco frutas vermelhas
Ingredientes:
10 morangos
1 pêssego sem o caroço
1 talo de aipo com as folhas
1 colher ( sopa) sementes de chia ou farinha de amora
Suco de 1 limão
Adoçante a gosto

Modo de preparo:
Esprema o suco do  limão e leve ao liquidificador com os demais ingredientes, bata até todos os ingredientes estiverem bem incorporados, adoce a gosto.

Bem, até a próxima com beijos e carinhos,

Trocyn Bão
Rafael Mourao