Obrigada

Obrigada

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Chá de Maça com Canela

Chá de Maça com Canela



Chega o inverno e a vontade por chás começa a pulsar dentro de nós. A busca por algo mais quentinho, que aqueça nosso corpo e coração cresce
]
Eu adoro chás. São boas opções para agregarmos nutrientes com propriedades funcionais, aquecer o corpo e aumentar a saciedade.
Um exemplo que amo, é o chá de maça com canela.


Benefícios da Maçã
A maça é rica em quercetina, uma fibra que ajuda a regular o intestino, além de ter propriedades antioxidantes e prevenir o envelhecimento das células.

Benefícios da Canela
E a canela é rica em cormo, mineral com propriedade hipoglicemiantes, ou seja, melhora a secreção de insulina e reduz o esvaziamento gástrico. Com isso, os níveis de açúcar irão diminuir e sua vontade por doce também!


Chá de maçã e canela:
Ingredientes:
1 maçã
1 canela em pau
400ml de água
Preparo:
Ferva a água, acrescente os ingredientes, deixe a panela semi
tampada em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Está
pronto/nutricaoolistica.blogspot.com

Propriedades Medicinais da Maça e Canela

Sabemos que a canela  traz diversos benefícios 

para o nosso organismo, além de ajudar na 

perda de peso.

Benefícios da Canela][



Saiba para que serve a         canela

Propriedades Medicinais da Canela

A lista de propriedade medicinais é bem ampla:
  • Ela ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias;
  • Melhora a digestão;
  • Dificulta o crescimento de bactérias e fungos, tais como a candidíase;
  • É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo;
  • Ajuda a combater os sintomas do resfriado;
  • E ainda é ótima para quem tem predisposição ao diabetes.

Indicação e Consumo

A indicação diária de consumo da canela é de um colher de café por dia. 

A canela em pó deve ser usada para polvilhar doces e sobremesas e a canela em pau pode ser utilizada no preparo do chá

Importantíssimo: -.A  canela não deve ser ingerida em excesso

Canela e Diabetes

Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que a canela ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, por  isso o consumo da canela é indicada para  quem tem diabetes.
 Um estudo mostrou que a ingestão  de uma colher de café da canela por dia pode reduzir os níveis de glicose em 20%, além de diminuir o colesterol ruim e o triglicérides. 
Se você tem casos de diabetes na família, pode consumir a canela com regularidade para dificultar o aparecimento da doença.
O chá de maçã auxilia no processe de digestão, reduz os inchaços, dificulta a absorção de gorduras pelo organismo e, por ser rico em fibras, ainda melhora o funcionamento do intestino. 
A maçã também possui substância antioxidantes, que combatem os radicais livres evitando o surgimento de diversas doenças. 
O chá de canela, por seu turno, estimula a produção de insulina e também dificulta a absorção de gorduras.
 A bebida também acelera o metabolismo e ajuda a combater doenças infecciosas. Por isso, a combinação da maçã com a canela é ótima para quem quer perder peso, além de ajudar no controle do diabetes e do colesterol alto. 


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sabor a casa

Azeite aromatizado com alecrim, alho

Tem uma coisa que eu não dispenso aqui em casa é um bom azeite, pra dar aquele arremate na salada, ou mesmo pra caprichar no sabor ao preparar uma receita. E além de escolher azeites de boas marcas, também costumo dar uma aprimorada no meu azeite, que fica perfeito, temperadinho na medida certa.

Azeite com Alho e Alecrim Ingredientes Pra 300 ml de azeite: 1 ramo caprichado de alecrim fresco 3 dentes de alho

Modo de Preparo:

1. Descasque os dentes de alho e dê uma leve dourada. Não é pra fritar, galera! É só dar uma sapecada na frigideira, sem gordura nem nada… Isso vai fazer com que o alho dure mais e não estrague na conserva.

2. Jogue o raminho de alecrim em uma garrafinha esterilizada. Adicione a quantidade de azeite pra mistura e os dentes de alho, que foram pra frigideira. Eu costumo utilizar a garrafinha do próprio azeite, quando ele já está meio que na metade (essas garrafas grandinhas, sabe?). Mas você pode fazer em garrafas bonitas e dar de presente (fica a dica).

3. Deixe “apurar” por pelo menos 1 dia, antes de usá-lo. A validade é de 1 mês. - See more at: http://www.entrepanelasetigelas.com/tag/azeite-aromatizado-com-alho-e-alecrim/#sthash.1FJSoOzN.dpuf

são vários, mas os mais conhecidos, além da função de temperar os alimentos, são a redução do colesterol, redução da pressão arterial, combate as infecções, antioxidantes e flavonoides que combatem o envelhecimento, existem muitas outras propriedades que fazem do alho um verdadeiro remédio caseiro.

Entre os benefícios do alho está também a função de melhorar o funcionamento do coração, ações anticancerígenas e ações germicidas, este é um dos alimentos mais saudáveis que existem.

Propriedade e os benefícios do alho:
Reduz os níveis de lipídeos e do colesterol do sangue;
Germânio que é um condutor de oxigênio que rejuvenesce;
Selênio que é um mineral protetor do coração e normaliza a pressão arterial;
Prevenção de doenças circulatórias;
Prevenção contra infartos;
Redução da coagulação do sangue;
redução da pressão do sangue;
Ajuda na prevenção contra tromboses e arterioscleroses;
Combate contra infecções bacterianas e tratamento de fungos que afetam a pele;
Previne infartos;
Reduz a coagulação do sangue;
Reduz a pressão sanguínea;
Previne a agregação plaquetária;
Combate infecções bacterianas;
Ajuda no combate ao câncer de estômago;
Ajuda no tratamento de diabetes;
Tratamento do colesterol;
Entre outros.
Não existem dúvidas de os benefícios do alho são indispensáveis nos lares em virtude de suas propriedades benéficas.

parte do texto: http://www.dicasdouro.com/ Alho para pressão dieta do alho benefícios do alho frito benefícios do alho para saude

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Benefícios da couve-manteiga


1. A quantidade de minerais

A couve-manteiga é um dos vegetais mais importantes da nossa alimentação. Ela é a que possui maior quantidade de ferro e cálcio de todas as outras verduras.

couve manteiga benefícios
salada de couve
  1.1 Couve-manteiga, benefícios: A quantidade de vitamina C
A couve crua contém mais vitamina C do que a quantidade encontrada nas frutas cítricas, e esta vitamina aumenta a capacidade de absorção de ferro e cálcio pelo nosso organismo, por isso é uma boa idéia consumir folhas de couve com carnes.

  1.2 Couve-manteiga, benefícios: Como preparar de forma saudável
A couve-manteiga é excelente aliada para quem quer emagrecer, a couve tem pouquíssimas calorias e esbanja nutrientes, devendo estar sempre à mesa! Para que todos os nutrientes da couve sejam aproveitados você deve cozinhá-la rapidamente e com pouca água.

  1.3 Couve-manteiga, benefícios: A quantidade de carotenoides
Por conter carotenóides, protege contra o aparecimento de doenças como o câncer e problemas cardiovasculares.

  1.4 Couve-manteiga, benefícios: A quantidade de minerais
Outros nutrientes encontrados na couve são: beta-caroteno, o precursor da vitamina A, vitamina C, E, potássio, ácido fólico e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. 

  1.5 Couve-manteiga, benefícios: É desintoxicante
Ótimo desintoxicante, o suco de couve ajuda a limpar seu organismo, fazendo uma verdadeira “faxina” no fígado e intestino, retirando as toxinas.

Para aqueles que não são fãs do gostinho da couve, uma opção é preparar o suco (bater as folhas no liquidificador com água) e depois de pronto, colocar em forminhas de gelo e levar ao congelador.

Para guardar, coloque em um pote fechado. Vá adicionando a sucos de sua preferência e garanta todos os seus benefícios! 

2- Couve-manteiga, calorias:

Em 100 g de couve-manteiga refogada há 90 calorias

Prepare esta deliciosa receita de suco de couve:

3- Suco de Couve, Limão e Hortelã:

- 3 folhas de couve
- folhinhas de hortelã
- 1/2 limão médio espremido
- 500 ml de água gelada
- Açúcar ou adoçante a gosto

Bata tudo no liquidificador e saboreie.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

10 razões para beber água com limão pela manhã

10 razões para beber água com limão pela manhã

Em vez de começar o dia com uma xícara de café, por que não substituí-la com uma bebida morna de água com limão? Abaixo estão os motivos para considerar essa mudança de hábito:
  1. Estimula o sistema imunológico: Limões são ricos em vitamina C, o que é ótimo para combater resfriados. Eles são ricos em potássio, que estimula o funcionamento do cérebro e dos nervos. Potássio também ajuda a controlar a pressão arterial.
  2. Equilíbra o pH do corpo: Beber água de limão todos os dias contribui para reduzir a acidez total do seu corpo. O limão é um dos alimentos mais alcalinos que existe. Sim, limão tem ácido cítrico, mas não cria a acidez no corpo uma vez metabolizado.
  3. Ajuda com a perda de peso: Limões são ricos em fibras de pectina, que ajuda a combater aos ataques de fome. Também foi mostrado que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina perdem peso mais rápido.
  4. Ajuda na digestão: O suco de limão ajuda a expulsar materiais indesejados. Ele estimula o fígado a produzir bile que é um ácido que é necessário para a digestão. Digestão eficiente reduz a azia e a prisão de ventre.
  5. É um diurético: Limões contribuem para a eliminação de líquidos pelo corpo, o que ajuda a purificar. As toxinas são, portanto, liberadas em uma taxa mais rápida, o que ajuda a manter o trato urinário saudável.
  6. Limpa a pele: A vitamina C ajuda a diminuir as rugas e manchas. A água com limão elimina toxinas do sangue, que ajuda a manter a pele mais clara. Ela pode inclusive ser aplicada diretamente sobre as cicatrizes para ajudar a reduzir a sua aparência.
  7. Refresca a respiração: Não só isso, mas pode ajudar a aliviar a dor de dente e gengivite. Mas cuidado, o ácido cítrico pode corroer o esmalte do dente, por isso você deve monitorar isso.
  8. Alivia problemas respiratórios: água morna com limão ajuda a se livrar de infecções pulmonares e deter aquelas tosses incômodas. Acredita-se ser útil também para as pessoas com asma e alergias.
  9. Mantém você zen: A vitamina C é uma das primeiras coisas consumidas quando você submete sua mente e seu corpo ao estresse. Como mencionado anteriormente, os limões são repletos de vitamina C.
  10. Ajuda a largar o vício do café: Depois de tomar um copo de água quente de limão, a maioria das pessoas sente menos necessidade de tomar o café.

Por que tem que ser água morna e não fria? Água fria proporciona um fator de choque ou stress para o corpo. É preciso energia para o seu corpo para processar água fria.

A receita é muito simples - um copo de água morna (não quente) com o suco de metade de um limão.

Estudo: carne processada é responsável por uma em cada 30 mortes

Estudo: carne processada é responsável por uma em cada 30 mortes

Se sua refeição é recheada de bacon, presunto e salsicha, melhor rever os hábitos alimentares. Um estudo publicado na revista BMCMedicine mostrou que a carne processada é prejudicial à saúde, e responsável por uma em cada 30 mortes. As informações são do Daily Mail.
A pesquisa realizada em toda a Europa, incluindo o trabalho de cientistas de Oxbridge, analisou a dieta e histórico médico de quase meio milhão de pessoas. “Homens e mulheres com um alto consumo de carne processada têm maior risco de morte prematura, particularmente devido a doenças vasculares, mas também ao câncer”, alerta o estudo.

A carne processada é feita com a combinação de restos de animais, que não podem ser vendidos como bons cortes, como articulações, que contêm alta concentração de gorduras. Com isso, os investigadores sugerem um limite de 20 g por dia de carne processada.

Pesquisadores de dez países questionaram 450 mil pessoas e avaliaram sua saúde por, em média, 13 anos. Destes, 26.344 participantes morreram durante o estudo, sendo que os que consumiam carne processada com frequência tinham 44% mais probabilidade de morrer prematuramente do que os demais.

A pesquisa apontou ainda que aqueles que comiam mais de 160 g de carne processada diariamente – o que equivale a três salsichas – tinham 72% mais chances de morrer de doenças cardíacas.

Um estudo do ano passado já havia apontado que comer 50 g de carne processada diariamente – o que equivale a uma salsicha – aumenta a probabilidade de câncer em 20% Este novo estudo mostra números ainda maiores, com aumento de 50% de chance de morte prematura para quem coloca este tipo de alimento na dieta.

“Não se preocupe em comer um sanduíche com bacon. Ele não vai te matar. O problema é comer quatro sanduíches de bacon todos os dias da sua vida”, indica Karol Sikora, professora e especialista em câncer da Grã Bretanha.


Fonte: Saude/Terra

Tofu e outros alimentos vegetais podem melhorar sua vida sexual

Tofu e outros alimentos vegetais podem melhorar sua vida sexual

Você dá preferência a tofu e a outros alimentos de base vegetal? Então pode ter uma vida sexual melhor do que pessoas mais ‘carnívoras’. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa que analisou a conexão entre a dieta e o comportamento sexual de macacos colobus, em Uganda. Como somos primatas, os cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, acreditam que os efeitos da dieta seriam similares em humanos.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores acompanharam um grupo de macacos colobus em uma reserva de Uganda, por 11 meses. Eles registravam o que cada indivíduo comia e seu comportamento – se eram agressivos, quanto tempo passavam em companhia dos outros e quantas vezes copulavam. Também foram coletadas amostras fecais para registrar os níveis hormonais de cada macaco.

Com isso, foi descoberto que, quanto mais os machos se alimentavam de folhas e Millettia dura, uma árvore comum da região, maiores eram seus níveis de estradiol e cortisol. Ao mesmo tempo, eles eram mais agressivos e tinham uma frequência maior de atividade sexual.

O interessante é que essa árvore é ‘prima’ da soja, que muitas mulheres usam em sua dieta para amenizar os efeitos da menopausa. O que faz com que cientistas afirmem que alimentos baseados na soja e em outros vegetais similares (com fitoestrogênios) podem melhorar sua vida sexual.

Vale lembrar, no entanto, que a soja não faria milagres. Há outros fatores que também podem alterar o nível hormonal das pessoas. A soja daria apenas uma ‘ajuda’.


Fonte: Revistagalileu

Benefícios da gelatina para a saúde

Benefícios da gelatina para a saúde

Que atire a primeira caixinha quem nunca preparou uma sobremesa com gelatina. É saborosa, refrescante, não engorda quando não misturada a cremes e leites, pode ser consumida unida a outros sabores ou a um único.
A gelatina é considerada “sobremesa de preguiçoso” por ser rápido e prático seu preparo, é de baixo custo e já ganhou muita fama por ser uma boa aliada no combate ao emagrecimento, pois alivia aquela vontade insaciável que temos de consumir doces e guloseimas quando estamos de dieta.

Mas a gelatina não beneficia somente a quem está de dieta, ela é uma importante aliada à saúde, vamos ver o que se esconde por trás de um simples pozinho.

Por ser um produto extraído do colágeno, em especial o bovino, a gelatina possui proteínas que são absorvidas pelo intestino e quando digeridas fornecem aminoácidos que são fundamentais para os ossos e também para reconstituição e regeneração de algumas articulações.


Dos dez aminoácidos necessários ao corpo a gelatina contém nove, por isso seu consumo fortalece unhas, cabelos, tonifica a pele hidratando-a, propiciando uma maior resistência, mais espessura e brilho, a gelatina proporciona sensação de saciedade devido a sua grande concentração de água e é rica em colágeno que combate a flacidez do nosso corpo.

O colágeno é se suma importância no processo de rejuvenescimento e reparação celular, pesquisas comprovam que por volta dos 25 anos o organismo começa a diminuir a produção de colágeno, por isso a necessidade de consumir produtos que apresentem essa substância a fim de manter o tônus muscular e a firmeza da pele, para isso alguns especialistas recomendam o consumo de duas porções de gelatina diariamente.

Manter a saúde e a beleza do corpo não se restringe ao consumo de determinados alimentos, mas deve haver uma combinação desses alimentos a uma prática de vida saudável, composta por atividades físicas, alimentação equilibrada, cuidados com a pele como uso de protetor solar, hidratantes e evitem os hábitos prejudiciais a saúde como cigarro, bebidas entre outros.

Ame-se, pois somente quem se ama e se aceita pode se cuidar e quem ganha com isso? Nós! Sejam felizes!


Fonte: mundomulheres

Quinoa: conheça benefícios do grão para a saúde da mulher

Quinoa: conheça benefícios do grão para a saúde da mulher

Considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo, quinoa deve ser incluída no prato
Experimente colocar sementes de quinoa no tradicional risoto

Não é à toa que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama.

"O grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos", diz Jaime Amava Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (SP). Além de grãos, a quinoa também é encontrada em forma de flocos ou farinha.

Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Outros benefícios da quinoa para a saúde da mulher são: regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.


Fonte: MdeMulher

Os Benefícios da Uva

Os Benefícios da Uva

A uva, além de uma fruta muito saborosa, é altamente recomendada para a saúde, já que contém boa fonte de propriedades nutricionais, como a vitamina C e vitaminas do complexo B.
Como sabemos, a uva é usada na fabricação de vinhos e sucos. Tanto no vinho como no suco são encontrados dois elementos: o resveratrol (que eliminam plaquetas causadoras de coágulos que pode entupir as artérias) e flavonóides, que são oxidantes e inibem o envelhecimento das células.

A uva - tanto as vermelhas, roxas ou pretas - é boa para o coração, funciona como diurético e como laxante natural, atuando contra alguns problemas do intestino. A casca da uva aumenta o colesterol HDL (colesterol bom) e a uva verde tem poderes antivirais e antibacterianos. A melhor maneira de usufruir das suas propriedades é utilizar em sua forma natural. Assim é possível aproveitar o potássio, o cálcio, o magnésio e os minerais que ela contém. Com tantos benefícios, a poderosa fruta ainda contribui para a longevidade.

Por ser rica em vitaminas A, B e C, além de proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonóides, a uva protege o coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue. Também melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue.

As uvas verdes possuem uma menor quantidade de flavonóides, substâncias com função antiinflamatória que também protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres. Sendo assim, seus benefícios ao organismo são reduzidos se comparados aos das uvas preta, roxa e rosada.

Tomar 2 copos de suco de uva por dia pode reduzir em até 40% o risco de sofrer infarto, pois a fruta previne a obstrução de artérias.

FARINHA DE UVA

A farinha de uva é fabricada a partir dos dejetos descartados pela indústria do vinho e sucos, e do óleo de sementes.

As propriedades presentes nos compostos das sementes da uva ajudam a impedir doenças no coração, tais como ataque cardíaco e infarto, pois impedem o desenvolvimento de plaquetas que bloqueiam as artérias. Também alivia o cansaço dos olhos em pessoas que utilizam o computador por muito tempo, diminui a degeneração macular e cataratas, melhora a circulação sangüínea nos pequenos vasos dos olhos, onde algumas doenças do olho podem causar bloqueios e enfraquecimentos que resultam em danos na visão.

A farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, inibe o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e retarda o envelhecimento. É rica em OPC, antioxidante que combate os radicais livres.

A farinha de sementes de uva NÃO CONTÉM GLÚTEN, lactose ou colesterol, e é rica em fibras dietéticas naturais.

A grande vantagem do consumo de farinha de uva está no fato dos diabéticos não poderem consumir as frutas em quantidades razoáveis, a ingestão de algumas frutas já é suficiente para aparecer os sintomas devido à alta concentração de frutose.

A farinha de sementes de uva é também benéfica à saúde, pois a farinha é composta de 76% de fibras, segundo os pesquisadores possui alta quantidade de flavonóides, também é antioxidante, cuja principal função é combater os radicais livres e herdou da fruta a prevenção do envelhecimento e das doenças degenerativas.

INDICAÇÃO:  

Excelente no tratamento de doenças circulatórias, diminui aparecimento das varizes; auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares; ajuda no combate das doenças de pele, como psoríase e eczema. Limpa a pele das impurezas externas e células mortas e retarda o envelhecimento, dá brilho e maciez. Aumenta a produção de tecidos colagenosos, evitando aparecimento de rugas, flacidez e perda dos dentes.

Evita a deficiência de visão e audição; ajuda a minimizar danos no fibroma, auxilia na prevenção da artrite e também auxilia na prevenção do endurecimento das artérias. Ajudam no controle de espirros, congestões e outras características provenientes de reações alérgicas.

Como esfoliante natural e excelente ação rejuvenescedora a farinha da semente de uva pode ser misturada ao mel e aplicada diretamente sobre a pele. O resultado é imediato, com visível ação clareadora e emoliente da pele, além dos benefícios antioxidantes, resultantes da ação contínua do tratamento.

MODO DE PREPARO:

Consumir de 2 a 3 colheres ( sopa) diárias de farinha de uva, pode ser consumida pura ou misturado nos sucos e vitaminas.

A farinha de uva pode ser usada nas receitas de pães, barras de cereais, massas caseiras dentre outras. A farinha de uva deixa os alimentos mais saborosos e pode ser usado juntamente nas saladas.

Como esfoliante, deve ser usada com cuidado, dependendo do tipo da pele e local: rosto, mãos, pés.

Para uma pele oleosa, por exemplo, esfolie duas vezes por semana, pele seca ou normal uma vez por semana de preferência à noite.

Lave o rosto com sabonete de sua preferência, aplique a farinha de uva suavemente, com a pele molhada; deixe agir por alguns minutos. Enxágüe o local com bastante água.

Os benefícios da maçã para a saúde




Excelente para o bom funcionamento do intestino, funciona como uma verdadeira escova intestinal, contra a acidez do sangue, renova a flora intestinal evitando fermentações, é adstringente e antiinflamatória natural, e impede a oxidação das lipoproteínas.

E a curiosidade é que esta fruta é uma das únicas que combina praticamente com todos os tipos de alimentos sejam eles doces ou salgados. 


Os benefícios da maçã para a saúde

Os benefícios da maçã são imensos para a saúde humana. E esta fruta pode tanto curar uma prisão de ventre como também a diarreia, e deve estar na mesa de todos, sendo que deve ser comida uma por dia para garantir todos os seus benefícios.
Entre seus componentes podemos destacar o ferro e potássio, vitaminas C e E, pectina, ácidos orgânicos, taninos e flavonóides.

Recomendada a ser comida crua, e para tanto deve-se descascá-la uma vez que hoje pode conter grande quantidade de pesticidas e outros venenos. Outras formas de preparo também são convenientes e saborosas como ralada, assada, cozida ou em forma de suco.

Benefícios do morango para saúde

Benefícios do morango para saúde

Além de ser uma fruta extremamente bonita, dificilmente encontraremos alguém que resista ao sabor e ao aroma do morango, por ser uma fonte de fibra, combate o colesterol, é fonte de vitaminas e sais minerais, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e cálcio e ainda de quebra pode ser considerado como um grande aliado da beleza feminina.
Ajuda a manter a pele linda e luminosa, é considerado um laxante suave, combate os radicais livres por ser a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento das células e esses são apenas alguns benefícios do morango para saúde e beleza.
Uma das frutas mais ricas em vitamina C, o morango também pode ser considerado como um verdadeiro remédio no combate ao reumatismo, pois influencia na formação e resistência dos ossos, dentes e tecidos, é muito eficiente contra infecções de garganta, fígado e sistema urinário.

O seu consumo pode favorecer a cicatrização de ferimentos devido a seus nutrientes, tudo no morango é aproveitável, inclusive suas sementinhas, por serem consideradas fibras insolúveis ajudam e combatem nos casos de prisão de ventre, já suas folhas podem ser aproveitadas na preparação de chás, pois atuam como excelentes diuréticos, ajudando a purificar o sangue.
Quer mais benefícios dessa frutinha maravilhosa? O morango é excelente para quem está de dieta, pois em cada 100 gramas de morango há apenas 32 calorias.

E tem mais: contém no morando uma substância chamada fisetina que aliada ao fósforo, magnésio e potássio que são essenciais ao bom desenvolvimento do sistema nervoso, estimulando o cérebro em consequência melhorando a memória.

A substância responsável pela coloração avermelhada da fruta, antocianina, age como verdadeiro antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Para garantir os nutrientes da fruta alguns cuidados devem ser mantidos, como a higienização adequada para o consumo da fruta, por ser o morango um fruto rasteiro e por isso estar mais propenso a impurezas, o ideal é lavar a fruta em água corrente, quando possível deixá-los de molho em água com limão e vinagre, durante 15 minutos.

Por ser uma fruta muito sensível não deve ser armazenada por muito tempo, na geladeira, quando não lavados, podem permanecer no máximo por três dias.

Ao consumir tente não cortar ou picar a fruta, pois quando em contato com o ar, os antioxidantes se perdem.

Nada mais delicioso que um suco de morango geladinho nesses dias de temperatura elevada, porém evite batê-los por muito tempo no liquidificador, dessa forma as vitaminas se mantêm e seus benefícios a saúde também, ao fazer o suco, tome-o em seguida, pois os nutrientes da fruta se perdem muito rapidamente enquanto bebida.

Deu água na boca não é? Então não deixe de apreciar essa frutinha que mesmo sendo pequenina traz benefícios imensos a nossa saúde!


Fonte: mundomulheres

Canela pode prevenir Diabetes e Mal de Alzheimer

Canela pode prevenir Diabetes e Mal de Alzheimer

Pesquisa aponta efeitos antioxidantes dessa casca aromática, usada em diferentes pratos
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), em Santa Barbara, Estados Unidos, estão estudando a canela, uma casca aromática, usada em diferentes pratos e infusões. O objetivo é estabelecer sua possível ação no combate a doenças comuns que acometem a população mundial, como Alzheimer e diabetes.
A pesquisa se concentra em dois compostos presentes na canela – o cinamaldeído e a epicatequina – que ajudariam a retardar (e até a prevenir) o desenvolvimento dos “nós” filamentosos nas células cerebrais, que caracterizam a doença neurodegenerativa.

Esses “nós” se formam pelo acúmulo da proteína tau, que desempenha um papel importante na estrutura e funcionamento dos neurônios. Os pesquisadores acreditam que o cinamaldeído, composto responsável pelo sabor da canela, pode proteger essa proteína do estresse oxidativo pela capacidade de se unir aos resíduos de um aminoácido, a cisteína. As proteínas tau são vulneráveis a modificações, um fator que contribui para o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Segundo Donald Graves, professor-adjunto do Departamento de Biologia Molecular da UCLA, “de certa forma, o cinamaldeído funciona como uma capa: além de proteger as proteínas tau, unindo-se aos resíduos da cisteína, também é capaz de se desprender, o que garantiria o correto funcionamento das proteínas”.

Já a epicatequina – presente também em alimentos como morango, chocolate e vinho tinto – demonstrou ser um potente antioxidante. Além de deter o processo de oxidação, também interage com as cisteínas da proteína tau, e sua ação protetora é semelhante à do cinamaldeído.

Estudos indicam que há uma ligação estreita entre a diabetes Tipo 2 e a incidência do mal de Alzheimer, já que os níveis elevados de glicose – típicos da diabetes – aumentam a produção de elementos reativos ao oxigênio, um processo que leva ao estresse oxidativo. Nesse sentido, estudos anteriores já haviam comprovado os efeitos positivos da canela no controle dos níveis de glicose no sangue e em outros problemas associados à diabetes.

Resta esperar pelos resultados finais da nova pesquisa, mas tudo indica que as substâncias presentes na canela podem ajudar a prevenir o aparecimento – ou retardar o avanço – da forma mais comum de demência.


Texto originalmente publicado no site Discovery Notícias.