Obrigada

Obrigada

sábado, 27 de abril de 2013

Benefícios da dieta baseada em cereais integrais


Diversas pesquisas apontam os benefícios de uma dieta baseada em cereais integrais a fim de evitar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e morte prematura.Foto reproduçãoFoto repordução
De acordo com a nutricionista e coordenadora do Departamento de Nutrição da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, essa é mais que uma alternativa interessante aos outros cereais integrais por ser fonte de importantes nutrientes como, por exemplo, manganês, magnésio, fósforo e triptofano.
O painço tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e por isso pode ser consumido por pessoas celíacas, que são sensíveis a essa proteína. Outros pontos positivos desse alimento são o baixo teor de gordura, as poucas calorias e a fácil digestão.
Não bastasse ser saudável, esse cereal tem um sabor agradável e uma forma de preparo bastante versátil, pode ser preparado solto como o arroz ou cremoso como um mingau nas versões salgadas ou doces e acompanha bem diversos tipos de pratos”

Ele se destaca por ser considerado boa fonte de importantes nutrientes, entre eles manganês, magnésio, fósforo e de triptofano.
Para você ter uma ideia, o alimento tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e, por isso, é uma ótima alternativa para os que são sensíveis a essa proteína. Para melhorar ainda mais, tem baixo teor de gordura, portanto, poucas calorias, e é de fácil digestão.
Protetor do coração 

Nos ossos
 O fósforo desempenha papeis tanto no funcionamento como na estrutura do nosso corpo. Faz parte da matriz do osso, por isso alimentos fontes dessa substância são importantes para ter ossos fortes e resistentes.

Para o tratamento do diabetes o painço
Assim como outros cereais integrais, é fonte de magnésio, que  está relacionado com a secreção de insulina e melhor uso de glicose, e de fibras, que também auxiliam no controle da absorção da glicose.

Parte do texto foi extraído da internet.

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos


AveiaA aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de puríssima saúde. .

Castanhas de caju e sua saúde


Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.Castanha-de-Caju

Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Benefícios das sementes de girassol


Semente de GirassolTalvez sua principal propriedade seja a de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.

As sementes podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro desta deliciosa e nutritiva bebida. 

Podendo ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi. 

Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.

O gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro


GergelimO gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.

Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de uma saborosa bebida que poderá ser utilizada numa das refeições. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Saudável Bebida Vegetal de nozes de Natal"





Os vegetais podem ser uma ótima opção alimentar e ao adotar novos métodos de alimentação em suas vidas, vocês não sofrerão por falta de nutrientes, pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.

Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.

Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.


Estamos falando das conhecidas "nozes de Natal" que podem ser consumidas em qualquer época do ano.
  As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano. Não por acaso, as nozes tonificam o sistema nervoso.

Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de uma surpreendentemente bebida saudável e nutritiva. .  

Como consumir grão de linhaça



Os grãos de linhaça têm propriedades Omega 3, benéficas para a nossa saúde.
 Encontra-se Omega 3 em vários alimentos como o peixe, legumes, nozes, grãos de linhaça, entre outros.
Ajuda a reduzir o mau colesterol e  previne  a arteriosclerose, reduz os riscos de doenças cardiovasculares e outras doenças cardíacas, além de que  previne os riscos de cancro.
Portanto é indispensável consumir ômega 3 em grãos de linhaça, utilizado também como remédio natural contra a obstipação.
Pode utilizar grãos de linhaça misturados em salada, assado, arroz, massa, etc. 

A linhaça tem propriedades medicinais muito divulgadas nas terapias integrativas. 
 É indicada para perder peso e ajudar a baixar o colesterol.
Sendo benéfica em dietas contra a obesidade pela grande quantidade de fibras na sua composição. Utilizada  para anemias sendo um laxante natural, contem ômega 3, 6 e 9, auxiliando da defesa do organismo. 

O chá de linhaça adoçado com mel é santo remédio para o tratamento de acidez do estômago, asma, diabetes, diarreias, doenças dos rins, rouquidão e tosse.
O chá é utilizado para tratar problemas de hemorroidas e inflamações da uretra.
A linhaça tem na sua composição vitamina K, que é excelente para a coagulação do sangue.
É usado em dietas de emagrecimento combatendo a obesidade.
As sementes de linhaça têm na sua composição 27 componentes anticancerígenos,protegendo e evitando o desenvolvimento de tumores malignos.



Semente de LinhaçaA semente de linhaça aumenta a imunidade, por ser um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui os triglicerídeos, reduz as doenças cardíacas e é um anti -inflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.

Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos .

domingo, 21 de abril de 2013

O Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C,


O Tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero e ter funções que podem ser administradas como remédios. 

Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre.

Favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos. No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local várias vezes por dia.

Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos. Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes.

O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por cha de tomateiro,  tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.


Para preparar a infusão  

- 2 colheres de sopa das folhas de tomateiro fatiadas
- 2copos de água fervente
- Deixe em infusão por 15 minutos, abafado.
- Ainda morno, filtre e beba 3 xícaras deste chá ao dia.

No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado de duas maneiras:

1 - Coma um tomate bem maduro todos os dias 30 minutos antes das refeições.

2 - Faça uma máscara utilizando:
- 1 tomate bem maduro triturado
- 1 colher de sopa de yogurte natural
- Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.



Quem imaginaria que o tomate e seus derivados como molhos, sucos, entre outros, utilizados no preparo de deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de câncer ? É verdade ! Todos esses produtos são ricos em licopeno, o componente que dá a cor vermelha ao tomate que para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anticancerígenas.

O licopeno é um carotenóide e como todos carotenóides funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico.

Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, atenção especial havia sendo dada para aqueles carotenóides com atividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o beta-caroteno. Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma atividade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno.


MECANISMO DE AÇÃO DO LICOPENO X CÂNCER
As células do corpo humano estão sujeitas a uma série de processos oxidativos que, entre outras alterações, provocam danos ao DNA e às macromoléculas como lipídios e proteínas. Estes danos vão se acumulando e podem levar a situações patológicas, entre outras, o câncer.
A principal mecanismo de ação do licopeno encontrado em tomates é a sua capacidade de atuar como um antioxidante, combatendo os radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno.

O licopeno é o mais eficiente neutralizador de radicais livres de todos os carotenóides e é duas vezes mais eficiente que o beta-caroteno. A atividade antioxidante poderosa do licopeno confere um alto grau de proteção contra a oxidação do colesterol, um processo que pode influenciar, por exemplo, no câncer de próstata.

Os produtos da oxidação do colesterol medidos no tecido prostático com câncer, sugerem que o colesterol oxidado é um dos produtos do estresse oxidativo, tendo efeito cancerígeno.

Isto explica também porque o licopeno pode conferir benefícios contra doenças coronárias, pois evita a oxidação da LDL-colesterol, que seria o primeiro passo para a formação da arterosclerose.

Outro ponto a favor do licopeno seria o fato dessa substância fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, dando-lhe forças para combater as células malignas.

Por todos esses motivos, acredita-se que o licopeno encontrado em tomates, pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata em humanos e também há a possibilidade dessa substância atuar contra o câncer de esôfago, mama, pulmão e pele. Entretanto, a ação do licopeno do tomate na prevenção e controle do câncer de próstata é o que tem sido mais investigado.


                 TOMATE X CÂNCER DE PRÓSTATA

O que é a próstrata? A próstata, glândula sexual localizada na base da bexiga, tem a função principal de produzir parte do líqüido seminal expelido durante a ejaculação. Mas, como acontece com qualquer parte do corpo humano, com o passar dos anos, essa glândula também fica vulnerável a doenças. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a próstata está relacionada ao segundo tipo de câncer fatal entre os homens, só perdendo para o de pulmão. As estatísticas não mentem: 15 a 20% da população masculina acima de 50 anos desenvolvem câncer de próstata. Autópsias revelaram que 100% dos homens com 80 anos possuíam algum grau de câncer de próstata.

As causas do câncer de próstata não são bem definidas. Além da idade, existem suspeitas da doença estar relacionada à predisposição genética e às disfunções hormonais, que também se manifestam à medida que os anos passam. Uma dieta desbalanceada, pobre em fibras e rica em gorduras saturadas também se inclui entre os possíveis fatores desencadeantes do câncer. Assim, o câncer de próstata é uma doença que ameaça todos os homens igualmente sem levar em consideração seu estado civil ou sócio-econômico.
OS BENEFÍCIOS DO TOMATE


Recentes estudos demonstram que o licopeno pode ser uma nova arma contra este tipo de câncer. Um estudo da Universidade de Harvard demonstrou que homens que ingerem 10 ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como salada de tomate, molhos de tomate, catchup, tem diminuído em 1/3 o risco de contrair câncer de próstata do que homens que se alimentam com menos de duas refeições por semana a base de tomates.
Em um estudo envolvendo 47.894 homens com idades entre 40 a 75 anos, concluiu-se que o consumo de tomates, molho de tomates e molho de pizza (10 ou mais vezes por semana) foi significantemente relacionado com uma menor incidência de câncer de próstata, havendo uma redução de mais de 50% do risco.

MAS SERÁ QUE TODO O LICOPENO INGERIDO É APROVEITADO PELO ORGANISMO?

Alguns pesquisadores procuraram verificar a biodisponibilidade de licopeno em tomates e seus produtos e tiveram uma grande surpresa. Verificaram que o consumo de molho de tomate e não do tomate fresco aumenta a concentração sanguinea de licopeno, sendo muito mais eficiente em diminuir o câncer de próstata.

A constatação de que a absorção de licopeno é maior quando o tomate sofre processamento térmico é explicada pelo simples fato de que a cocção quebra de forma mais eficiente as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno torne-se mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade.

Assim, em um estudo verificou-se que a ingestão de suco de tomate cozido resultou em um aumento de duas a três vezes mais nas concentrações séricas de licopeno, um dia após sua ingestão, enquanto que um consumo equivalente do suco não processado não causou nenhuma elevação da substância no sangue.

Veja agora o conteúdo aproximado de licopeno em vários alimentos e uma receita de como você pode preparar o tomate a fim de aproveitar o máximo de licopeno que ele contém:

Alimento com conteúdo de licopeno
(mg/100g peso seco)
Tomate Fresco 3,1 - 7,74
Tomate Processado 11,21
Suco de Tomate Processado 7,83
Sopa de Tomate Enlatada 3,99
Pasta de Tomate Enlatada 30,07
Catchup 16,60
Melancia 4,10
Mamão Papaia 2,0 - 5,30
Fonte: Neguyen & Schwartz
Receita de molho de tomate
Como vimos, o molho de tomate é a melhor forma de biodisponibilidade do licopeno, a substância que pode diminuir o risco de câncer. Para obter o molho faça o seguinte:
Cozinhe cerca de seis tomates inteiros lavados
Bata-os a seguir no liqüidificador, coe e está pronto para consumir
Consuma cerca de 1/2 xícara do molho todos os dias. Aproveite e enriqueça esse molho com ervilhas, soja, grão de bico, lentilhas, etc. E atenção: Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior é a quantidade de licopeno.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CHÁ DA CASCA DA TANGERINA



Modo de preparar
Cortar em pequenos pedaços a cascas de uma fruta.
Colocar para ferver os pequenos pedaços das cascas em meio litro de água.
Berber por três a cinco minutos.
Coar.
Quando e como usar
Indicação: Calmante.
Modo de usar:
Tomar duas xícaras de chá ao dia, quando necessário.
Contra-indicação :
Não consta da literatura consultada. Porém, não se derve ultrapassar a dosagem.
Forma do Chá : Cozimento
Forma de Uso : Oral
Partes Usadas : Casca


Tangerina
As árvores que produzem essa fruta têm tamanho médio e são espinhosas, com copa cheia e arredondada, formada por folhas pequenas de cor verde-escura.
As flores, de perfume suave, são brancas e bem pequenas.
Tangerina
A mexerica se diferencia dos outros cítricos porque sua casca se solata facilmente dos gomos e por ter um emaranhado de fibras cobrindo a polpa, em vez da membrana branca que caracteriza os outros cítricos.
Fonte: www.rgnutri.com.br
tangerina, conforme a variedade, é chamada de mexerica, mexerica cravo, polkan e polkan extra.
O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo eFerro

Tangerina

TangerinaA vitamina C, junto com  Cálcio e o Fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista, da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite, o crescimento e fortificam os nervos.
tangerina é indicada para pessoas de qualquer idade, devendo ser ingerida com bagaço, para facilitar a formação de resíduos que melhoram o funcionamento dos intestinos.
O chá de folhas de tangerina agem como calmante. Além disso, a tangerina é útil contra a arteriosclerose, gota, reumatismo e cálculos renais.
Na hora da compra, o melhor é escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C.
tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa.
Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas e seu período de safra vai de abril a setembro.
Fonte: www.vitaminasecie.hpg.irg.com.br

Como fazer cascas de tangerina desidratadas 


Ante de comer sua tangerina lave bem as casa, se for uma fruta orgânica melhor ainda! 

Com uma faca afiada retire a película branca das cascas, deixando-as como as cascas da esquerda lá na primeira foto. 

Depois coloque-as em uma só camada sobre uma folha de papel toalha. 

Leve as cascas ao micro-ondas por aproximadamente 3 minutos para cada fruta média. Mas muito cuidado com o tempo que vai variar muito de acordo com cada aparelho. Quando as cascas estiverem com algumas listras pretas caramelizadas (que vão adicionar sabor caramelado extra que as tradicionais não tem) é hora de retirar senão vão queimar demais. 

Deixe as cascas em local bem ventilado por um ou dois dias para garantir que estejam bem sequinhas, eu deixei as minhas em cima dessas grade da foto abaixo. Caso estejam com umidade alta vão mofar, eu mofei várias antes de conseguir fazer a primeira leva! 

Depois de secas guarde-as em vidro ou pote bem fechado em local escuro, fresco e seco e esqueça! Quando lembrar delas estarão prontas para consumo! Se quiser coloque uma etiqueta com a data para poder acompanhar sua transformação! 

obs. Existe o método de secagem natural ao ar livre, em forno ou dentro de sacos de papel, tentei todos mas consegui melhor resultado, e bem mais rápido, no micro-ondas, por isso estou ensinando assim. 

Esse tempero é vendido em lojas de artigos chineses mas normalmente são feitas com a parte branca da fruta o que as deixa mais amargas. 

Extraído: blogaromasesabores 

Utilização na culinária 

O tempero fica ótimo em pratos com aves, principalmente cozidos e ensopados de cozimento longo. É só colocar um ou dois pedaços pequenos na panela, como uma folha de louro. 

Combina muito bem com carne de porco e carnes gordurosas. Imagino que deva ficar interessante em uma rabada... 

Combina com molho de soja, vinagre de arroz e anis. 

Na China é muito usado em sopas da mesma forma que em cozidos. 

Cortada em tirinhas pode ser usada em refogados como um legume. 

Eu gosto de colocar no chá. 

Em seus pratos mediterrâneos a casca de frutos cítricos tostada e moída e misturada com outros temperos. Eu testei algumas receitas com  casca de tangerina e ficaram ótimas.
Quando comprada pronta deve ser deixada de molho em água morna por alguns minutos para amolecer um pouco.
Não exagere na quantidade para que seu sabor não domine o prato. 

A casca de tangerina é rica em bio-flavonóides e na medicina chinesa é usada para tosse, infecções e para melhorar a digestão. 

ALECRIM PIMENTA

Alecrim pimenta, Lippia sidoides Cham., é uma planta pertencente à família Verbenaceae. É um arbusto silvestre, originária do nordeste do Brasil, que sob condições ideais pode alcançar até 3 metros de altura. Também conhecida pelos nomes populares de alecrim-grande e estrepa-cavalo.

Usada externamente possui propriedades antimicrobianas e anti-sépticas. Suas indicações terapêuticas são : Combate a acne, aftas, caspa e piolhos, fungos, impingem, inflamação na boca e garganta, diminui o cheiro dos pés e axilas, reduz o pano-branco e a sarna-infecciosa.

Alecrim Pimenta

 

Nomes Populares:

  • Alecrim Grande,
  • Alecrim Pimenta,
  • Estrepa cavalo

Propriedades:

  • É anti-séptico,
  • Auxilia contra aftas,
    • contra inflamações na boca ou garganta,
  • Melhoras acne,
    • caspa,
    • contra odores nos pés ou axilas,
  • Mata bactérias,
    • fungos,
    • sarna-infecciosa.

ALECRIM PIMENTA

Lippia sidoides.

Descrição : Planta da família das Vebenaceae.
Arbusto silvestre, com até três metros de altura, folhas simples, compostas, com margens crenadas, pêlos esbranquiçados na face inferior, aromáticas e de babos picante, flores brancas, em racmos, calice curto e membranáceo, caule quebradiço.

Origem : Originária do Nordeste do Brasil. 

Propriedades : Anti-espasmódico e estomáquico, anti-séptico contra fungos e bactérias.

Indicações : Impigens, pano-branco, aftas, escabiose, caspa, maus odores nos pés e axilas, sarna-infecciosa e pé de apleta. Inflamações da boca e garganta. 

Principios Ativo : Óleo essencial contendo timol e carvacrol.

Modo de Usar :
Infusão - Um colher de chá de folhas picadas para cada xícara de água, tomar duas a três vezes ao dia.
Tintura - 200 a 300 gramas de folhas frescas com 1/2 litro de álcool a 250 ml de agua. Usar como loção de lavagem ou compresa. Para gargarejos usar a tintura diluida em duas partes de agua.

"Problemas de fígado? Tome um chá de boldo-de-chile que é tiro e queda!".

Boldo? Qual boldo?
Falar sobre o boldo é um assunto e tanto: apesar de ser uma planta muito conhecida, é comum a confusão entre os vários tipos de boldo.
Por: Rose Aielo Blanco

A receita é famosa, mas segundo o prof. Marcos Roberto Furlan, Mestre em horticultura e especialista em plantas medicinais, várias pessoas acreditam erroneamente que têm no quintal o boldo-do-chile (Peumus boldus), entretanto, essa planta é raríssima no Brasil. 



O que acontece é que em nosso país outras plantas também são chamadas de boldo, principalmente o boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus) foto ao lado e o boldo-baiano (Vernonia condensata). Menos comuns são o boldo-português (ou boldo-miúdo) e o boldo chinês.

Bem, mas há uma explicação para a importância em saber qual é o boldo que se tem no quintal. É que como explica Mestre Furlan, o boldo-do-chile e o boldo-da-terra (o mais facilmente encontrado nos quintais) apresentam efeitos colaterais e diferenças nas indicações. Então vamos observar as características de cada um dos mais conhecidos, para acabar de vez com as confusões:

Boldo-do-chile (Peumus boldus)
Planta originária do Chile, é considerada uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomáquicas, diuréticas e hepáticas. Efeitos colaterais: pode ser abortivo e provocar hemorragias internas. Deve ser usado com cautela. No Brasil, é possível encontrar o boldo-do-chile (produto importado) em farmácias.

Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus)
Arbusto originário da África, atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias. Efeitos colaterais: quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica.

Boldo-baiano (Vernonia condensata)
Arbusto também originário da África, chega a alcançar de 2 a 5 metros de altura e pode se quebrar facilmente com o vento. Apresenta efeito carminativo e alivia os sintomas de úlceras e gastrite. Efeitos colaterais: ainda não foram verificados.

Aquele do quintal
Desta vez, vamos tratar do cultivo daquele boldo mais comum, provavelmente aquele que a maioria tem no quintal, no vaso ou na jardineira: o Boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), também conhecido como falso boldo, boldo africano, boldo-do-reino e malva-santa. Pertencente à família das Labiadas, é uma planta herbácea perene que apresenta folhas pilosas, isto é, coberta de pequenos pêlos que dão uma aspecto aveludado. As flores pequenas nascem em espigas, na ponta dos ramos, em tons que vão do azul ao violeta.

Cultivo: O boldo-da-terra pode ser cultivo em todas as regiões do Brasil e é muito resistente, sendo sensível apenas às geadas. Propaga-se por meio de estacas retiradas da planta-matriz, sendo recomendável manter um espaçamento de 1 metro entre as mudas. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, é preciso garantir pelo menos 30 cm de profundidade. Desenvolve-se melhor a pleno sol, em locais sombreados a produção é menor. Como as folhas são as partes utilizadas com finalidades medicinais, o ideal é fazer a poda das inflorescências (pendões florais), um pouco antes da colheita, para obter uma planta volumosa.

Colheita: Cerca de seis meses após o plantio já é possível fazer a colheita das folhas.

Uso: O chá, que geralmente é maceração* das folhas, é um tônico amargo que facilita o trabalho da vesícula biliar, estimulando a secreção da bílis e favorecendo a digestão de gorduras.
 É indicado no combates às dores estomacais, males do fígado, diarréia e desconforto causado por gases intestinais. Porém, como foi citado acima, deve ser usado com cautela pois, em excesso, pode provocar irritação gástrica.
 É preciso ter cuidado para não confundir o boldo com algumas plantas ornamentais, que são aparentemente semelhantes.

Receitas:
Tônico para o fígado com boldo e carqueja
Coloque para ferver 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 colher (sobremesa) de boldo e 1 colher (sobremesa) de carqueja. Desligue o fogo e abafe durante 10 minutos e coe. Não tomar mais de 3 xícaras por dia.

Infuso hepático
Ferva 1 xícara (chá) de água filtrada e desligue o fogo. Coloque imediatamente 1 colher (sobremesa) de boldo, 1 colher (sobremesa) de losna e 1 colher (sobremesa) de menta. Abafe por 10 minutos e coe. Ideal é consumir 1 xícara antes das principais refeições, para tratar males do fígado e vesícula.

* A maceração das folhas obtém-se, espremendo as folhas com um socador de madeira (ou vidro) e adicionando-se apenas um pouco de água fria filtrada. O resultado é um suco altamente concentrado, que deve ser ingerido com cautela pois apresenta os componentes químicos do boldo-da-terra (óleo essencial, flavonóides e saponinas) em grande quantidade.

Extraído d internet

Cientistas descobriram que o saião,conhecido como folha da fortuna, tem poder medicinal.


 Plantas Medicinais

Cientistas descobriram que o saião,conhecido como folha da fortuna, tem poder medicinal.

                   No mundo e no Brasil, há algumas doenças que recebem pouca atenção dos grandes laboratórios por atingirem principalmente populações de pouco poder aquisitivo. As leishmanioses estão entre elas. O Brasil está perto de conseguir um ativo de plantas contra a leishmaniose.
Transmitida pela picada de insetos, é uma doença crônica que pode levar à morte a pessoa infectada. O tratamento pode chegar à cura total mas, uma vez infectada, a pessoa pode apresentar até mesmo anos depois as conseqüências da doença, como feridas na pele.
O saião é popularmente conhecido como folha da fortuna, coirama e folha-da-costa, e é
usado popularmente para tratamento de úlceras e como cicatrizante. É encontrado em vários lugares do Brasil e nas Américas e também comprado como planta ornamental. A espécie Kalanchoe Pinnata é originária da África mas adaptou-se ao Brasil e até é usada em cerimônias afro-brasileiros como planta medicinal. Tanto que, pela pesquisa, Bartira Bergmann (da UFRJ) ganhou o prêmio patrocinado pela Usiminas, para pesquisas sobre o valor medicinal da flora brasileira.

Segundo a cientista,a planta, apesar de vir de fora já é considerada pelos pesquisadores como brasileira. No Instituto de Biofísica da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sonia Costa e a pesquisadora Bartira Bergmann descobriram que esta planta que se estabeleceu no Brasil há séculos, pode ser a chance de um tratamento sem dor e mais barato, também para a leishmaniose. 
A Kalanchoe pinnata, nome científico do saião, estimula o sistema de defesa do organismo a combater o causador da doença. Com o saião, o óxido nítrico presente no corpo humano é ativado e mata a leishmania, deixando inativa essa célula que iria evoluir a doença. Além de deixar inativa, a planta ajuda na cicatrização das feridas que são conseqüência da doença. 
Da descoberta, a pesquisadora fez já um teste clínico em uma pessoa, o militar Emílio Carlos Torres dos Santos, do Batalhão de Infantaria paraquedista. Em um treinamento do exército na Amazônia (Pará), Emílio contraiu a doença e, depois de detectada, soube das pesquisas na UFRJ e pediu para fazer o tratamento com a planta.
 Ele afirma que as feridas decorrentes da doença diminuíram consideravelmente com o uso da planta (que ele mastigava todos os dias, não fazia chás, nada parecido). 
Ele relata que quando o saião acabou pela primeira vez, quando ficou sem comê-lo durante alguns dias, a ferida evoluiu. Após retomar o uso, ela foi curada. O caso clínico foi publicado por Bartira. Ela afirma que, apesar do resultado positivo, ainda há muitos testes clínicos e toxicológicos a serem feitos para poder comprovar totalmente a eficácia e ter segurança para a utilização do saião.
Autor:
Pauta:Paula Piccin e Maria Zulmira de Souza. Reportagem: Márcia Bongiovanni. Imagens: Alcides Júnior. Auxiliar de Câmera: Sebastião Avelino. Edição de Imagens:Olavo Inácio. Edição de Texto: Mariene Pádua. Supervisor geral do Quadro Biodiversidade: Washington Novaes. Produtor Executivo: Maurício Silva. Editora-Chefe: Vera Diegoli.
Propriedades
Medicinal

Gastrite Nervosa

Marta Janete Heringer
KHouse Família PUC-Rio
Rio de Janeiro - RJ

Modo de Preparar

Tomar em jejum duas colheres das de sopa de sumo de saião (sempervivum arboreo) durante 3 meses e comer, 2 vezes por semana, salada de saião com tomate, cebola e azeite, evitando temperar com qualquer coisa ácida como vinagre ou limão.

Utilização

Remédio:
Amasse bem as folha depois de lavadas, seque. Amasse em um pilão. Coe o líquido em filtro de papel espremendo com a mão.

O suco tem cor amarela ou amarelo-róseo, com cheiro próprio, o sabor é ácido, adstringente e aromático e se conserva por 3 ou 4 dias sem mudança de aspecto.
Caso queira se conservar o suco por mais tempo e seja para uso externo coloque 20% de álcool a 80º. Para uso interno use apenas suco ou chá de folhas frescas. 
O suco das folhas frescas esmagadas é remédio para aftas, úlceras, feridas, queimaduras, picadas de insetos, abscessos, verrugas e calos. 

Para uso interno é melhor fazer chá por infusão de folhas frescas nos casos de tosse, afeções do fígado, edemas erisipelatosos das pernas, cálculos renais e o suco fresco tomado uma vez ao dia é muito útil nas afecções do pulmão. 

O cataplasma feito com farinha de mandioca é bom para furúnculos, abcessos e nas prostatites para acalmar a dor. Para as dores de cabeça, cefalgias, a folha fresca deve ser usada sem a película fina ou passada sobre o fogo e aplicadas as fontes. 

Composição Química do Suco:
O suco do saião foi analisado quimicamente pelo farmacêutico Virgilio Machado em 1946 e em seu estudo encontrou: Água, vitamina C, ácido tartárico, fitina, tanino. acúcares redutores, mucilagem e gomas, calanquióside (glucoside), inulina, matérias proteicas, saponinas, materia corante, cálcio, magnésio, fosfatos, nitratos, cloruretos, sulfatos, sódio, potássio, manganês (traços), ferro, alumínio e silica.

Bibliografia: Tese de mestrado - Farmacêutico Virgilio Machado – Faculdade Nacional de Farmácia no Rio de Janeiro - Fonte: Extraído da internet.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Truques que ajudam a amenizar a cólica


A cólica menstrual é um problema muito comum entre o público feminino. Algumas mulheres sofrem com as dores abdominais todos os meses. Mas existem alguns truques que ajudam a amenizar a cólica. Beber bastante água durante o período menstrual é uma ótima maneira de driblar o incômodo. Outra dica é ingerir frutas, verduras e vegetais e abrir mão do chocolate, do café e de alimentos gordurosos, pelo menos “naqueles dias”.


O suco que ensinaremos a seguir é uma boa receita para acabar com a cólica menstrual, pois a bebida tem quantidades consideráveis de magnésio. Em nosso organismo, essa substância atua diretamente na contração muscular. Assim, regula os movimentos internos que provocam as dores típicas da menstruação.
Você vai precisar de:
  • 1 maçã sem sementes
  • ½ colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 copo (200ml) de água filtrada

Modo de Preparo:

O primeiro passo é colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por cerca de um minuto. Depois coe a mistura e tome em seguida.

Posologia

Tomar 2 copos do suco ao longo do dia. Para observar melhores resultados, comece a tomar o suco alguns dias antes do início do período menstrual.

Cuidados:O gengibre não é indicado para quem tem úlcera, gastrite ou sudorese excessiva. Nesses casos, você pode excluir o gengibre do preparo.

Diferentes benefícios do vinagre branco

O vinagre é um ingrediente muito comum utilizado na maioria dos pratos . Muitos não estão cientes de que além de ser útil na cozinha , tem imensos benefícios médicos também. 
Em certos países vinagre tem sido conhecida e utilizada pelas suas propriedades medicinais desde tempos . Hoje, vários tipos de vinagre são disponíveis no mercado , tais como vinagre branco, vinagre de maçã, Vinagre de vinho , vinagre balsâmico, Vinagre de arroz , etc Destes, vinagre branco e vinagre de maçã são acreditados para ser realmente útil para o corpo. Vamos passar a conhecer os diversos benefícios do vinagre.
Diferentes benefícios do vinagre
Benefícios do vinagre branco
Alivia a garganta 
O vinagre branco é conhecido por proporcionar alívio dos sintomas de dor de garganta. Um remédio eficaz para a dor de garganta é misturar uma colher de sopa de vinagre com uma xícara de água morna e gargarejar com  depois de hora em hora.
Problemas de pele 
Outro dos benefícios para a saúde do vinagre é que se for esfregado na pele pruridos , cortes, mordidas ou picadas de inseto , ele pode ajudar a pele a cicatrizar mais rápido. Acredita-se que se o vinagre branco é aplicada ao sol da pele queimada , pode curá-lo de alguma forma.
Trata caspa
O vinagre branco trata eficazmente a caspa e pele seca. Para se livrar de caspa , o cabelo deve ser lavado com uma mistura feita de meia xícara de vinagre branco e dois copos de água, lavagem post. Para curar a pele seca , adicione uma colher de sopa de vinagre branco ao banho.
Remove Fungus 
Se vinagre branco embebido em algodão é aplicado sobre a unha infectada após algumas horas , ele ajuda no tratamento de unha fungo . Você pode ler mais sobre vinagre branco usa.

Benefícios do Vinagre de Maçã



O Vinagre de maçã ajuda no tratamento de mais de 300 doenças,
 inclusive é emagrecedor. E vem ajudando as pessoas a viverem 
de uma maneira mais saudável.

A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, alem de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açucares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras.

Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente.
Além disso esse fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde.

Alguns dos seus benefícios:
* É regulador do peso, o vinagre de maçã ajuda o figado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos ricos em gordura;

* Melhora o Metabolismo. Grande parte do acúmulo de gordura no
organismo é resultado do metabolismo eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo;

* Melhora, o colesterol e o funcionamento intestinal. Estas fibras
absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos
intestinos, agregando também gordura de inumeros males, entre os
quais destacam-se:
Gripe, tosse, resfriado, infecções da pele, má digestão, hipertensão, fadiga, enxaqueca, má circulação, labirintite, reumatismo, etc...

Obs.: Porém, o vinagre de maçã deve ser fermentado naturalmente e não conter aditivos nem conservantes.

Alguns benefícios vinagre no organismo:
Calos: Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo;

Coceira na pele: Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã;

Caspa: Após lavar a cabeça normalmente, enxagüe os cabelos com 1/2 copo de vinagre de maçã, misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros;

Colesterol: O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia;

Coceira nos olhos: Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água;

Flatulência (Gases): Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos;

Dor de garganta: Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas ou faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre;

Cabelos: Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos;

Cãibras: Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.

ATENÇÃO.... As dicas e receitas não são prescrições médicas, e
sim meramente informativas da utilização popular do Vinagre de Maçã.